Luanda - O Executivo angolano saudou, em Luanda, a nova parceria entre a Organização dos Estados de África, Caraíbas e Pacífico (OEACP) e União Europeia (UE), alcançada através do Acordo de Samoa, bem como a implementação do Plano Estratégico do Secretariado para o período 2022-2025.
De acordo com o ministro das Relações Exteriores, Téte António, citado por uma nota de imprensa a que a ANGOP teve acesso hoje, Angola está igualmente satisfeita com os avanços alcançados, destacando as Cimeiras de Chefes de Estado e de Governo realizadas em Nairobi e em Luanda.
Na Reunião do Conselho de Ministros (CM) da OEACP, realizado, quinta-feira, em formato virtual, destacou que este plano visa reforçar a cooperação e colaboração dentro da OEACP, aprofundar o papel e a visibilidade desta organização a nível internacional, diversificar e fortalecer a parceria com a União Europeia, bem como modernizar o Secretariado.
O ministro Téte António sublinhou que estes avanços demonstram o compromisso da organização com os princípios e objectivos estabelecidos no seu Acordo Constitutivo, evidenciando a OEACP como um bloco internacional essencial para a afirmação do multilateralismo.
Disse que o relatório apresentado na 117ª sessão do Conselho de Ministros da OEACP prova que a organização não é inerte, mas muito activa na relação entre os seus membros e na implementação de programas, muitos dos quais são financiados pela União Europeia.
A agenda contemplou temas como as Deliberações do Conselho de Ministros, Preparativos da Cimeira Conjunta da Troika, Situação Financeira do Secretariado e a Situação Política e de Segurança do Haiti.
O encontro realizou-se, em formato virtual, a partir de Bruxelas, Bélgica, e foi presidida Ingrid Ebouka-Babackas, ministra do Planeamento, Estatística e Integração Regional da República do Congo, na qualidade de presidente do Conselho de Ministros.
A Organização dos Estados de África, Caraíbas e Pacífico (OEACP), anteriormente conhecida como o Grupo de Estados de África, Caraíbas e Pacífico (ACP), é uma organização criada pelo Acordo de Georgetown em 1975.
É composta por 79 Estados de África, Caraíbas e Pacífico, excepto Cuba, signatários do Acordo de Cotonou, também conhecido como o "Acordo de Parceria ACP-CE", que os vincula à União Europeia.
Existem 48 países da África Subsariana, 16 das Caraíbas e 15 do Pacífico.
A OEACP tem com os principais objectivos o desenvolvimento sustentável dos seus Estados-membros e a sua integração gradual na economia global, a coordenação das actividades no quadro da implementação dos Acordos de Parceria ACP-CE, a consolidação da unidade e da solidariedade entre os seus membros e o Estabelecimento e consolidação da paz e da estabilidade numa sociedade livre e democrática. VIC