Angola saúda medidas para o incremento da cooperação China-África

     Política              
  • Luanda • Quinta, 05 Setembro de 2024 | 16h04
Ministro das Relações Exteriores, Téte António
Ministro das Relações Exteriores, Téte António
Domingsos Cardoso - ANGOP

Luanda – Angola saudou as 10 medidas anunciadas, esta quinta-feira, em Beijing, pelo Presidente da China, Xi Jinping, tendentes ao reforço da cooperação do país asiático com África, que inclui igualmente a conectividade.

O facto foi expresso pelo ministro da Relações Exteriores, Téte António, durante a reunião de Alto Nível sobre Cinturão e Rota de Alta Qualidade, decorrida em Beijing, inserida no programa do nono Fórum de Cooperação China-África, durante o qual Xi Jinping anunciou as medidas.

Perante um auditório composto por chefes de Estado e de Governo, bem como de representantes de Organizações Internacionais e Regionais, o ministro Téte António afirmou que o evento acontece num momento em que se impõe a construção de uma rede de conectividade tridimensional.

Sublinhou que a rede deve apoiar a economia mundial aberta, a realização de cooperação pragmática, como mecanismo de promoção do desenvolvimento verde, inovação científica e tecnológica, com vista a facilitar o intercâmbio entre pessoas, bens e serviços.

A Iniciativa Cinturão e Rota de Alta Qualidade, lançada pela China em 2013, é uma das mais ambiciosas iniciativas de infraestruturas e desenvolvimento global do tempo actual, com foco na construção de uma rede de infraestruturas inter-conectadas e na promoção do comércio internacional.

A cooperação, neste âmbito, é vital para o desenvolvimento de parcerias estratégicas e cooperativas abrangentes China-África.

Incorpora o espírito de amizade e cooperação China-África num novo contexto histórico, uma forma de cooperação caracterizada pela sinceridade e amizade, igualdade e benefício mútuo, desenvolvimento comum, equidade e justiça, e progresso em sintonia com os tempos.

No âmbito da Iniciativa Cinturão e Rota, a China e África embarcaram numa nova era de complementaridade nas estratégias de desenvolvimento.

Abriram-se novas perspectivas na colaboração em infra-estruturas, criou-se uma plataforma para a cooperação comercial e de investimento, assim como foram alcançados progressos inovadores na redução da pobreza e na partilha de benefícios, ao mesmo tempo que atingiu-se novos patamares na cooperação científica, tecnológica e cultural.

Dez medidas

Entre as dez medidas para o reforço da cooperação China-África apresentadas pelo Presidente Xi Jinping, consta o apoio a África com 360 mil milhões de yuan (45,8 mil milhões de euros) até 2027 e ajudar a criar um milhão de empregos no continente africano.

Prometeu ainda que o país irá investir pelo menos 70 mil milhões de yuan (8,9 mil milhões de euros) no bloco africano.

Afirmou que o país está pronto para aprofundar a cooperação com o continente no domínio económico, sublinhando que “as relações entre a China e África vivem o melhor período da história.

No seu entender, a China e a África devem permanecer unidas e defender os seus direitos legítimos num momento em que o mundo está a passar por mudanças sem precedentes.

Anunciou 30 projectos de infra-estruturas e renovou a promessa de aumentar as importações agrícolas de África, intenção que já tinha manifestado na edição anterior do FOCAC, em Dacar, em 2021.

O dirigente enfatizou ainda que a China ajudará África a "promover a modernização ecológica, o desenvolvimento verde e a transição para a tecnologia de baixo carbono".

Informou  também que a China vai doar mil milhões de yuan (127 milhões de euros) em ajuda militar a África, bem como dar formação a seis mil militares.

A China é o maior parceiro comercial do continente africano, com o comércio bilateral a atingir 167,8 mil milhões de dólares (151,8 mil milhões de euros) na primeira metade do ano, de acordo com a imprensa oficial chinesa.

No total, 50 líderes de países africanos e o secretário-geral da ONU, o português António Guterres, estão presentes na cimeira, de acordo com a imprensa chinesa.

O FOCAC, que decorre até sexta-feira, serve para as duas partes aumentarem a unidade e a cooperação entre os países em desenvolvimento, reforçar a força do Sul Global, defender conjuntamente a equidade e a justiça internacionais e promover a paz e o desenvolvimento do mundo.

Desde o início do estabelecimento das relações diplomáticas entre a China e o continente africano, em 1950, a cooperação entre a África e o gigante asiático têm testemunhado uma evolução contínua na arena internacional.

O Fórum foi estabelecido como um mecanismo de consulta de diálogo conectivo, além de representar um passo orientado para o futuro da cooperação entre as partes, e um modelo importante no âmbito da cooperação Sul-Sul, em busca de um desenvolvimento comum.ART

 

 





Fotos em destaque

Prevenção de acidentes rodoviários vence prémio da feira tecnológica

Prevenção de acidentes rodoviários vence prémio da feira tecnológica

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 12h04

Mais de quatrocentos reclusos frequentam ano lectivo no Bentiaba (Namibe)

Mais de quatrocentos reclusos frequentam ano lectivo no Bentiaba (Namibe)

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 12h01

Angola sem registo de casos da varíola dos macacos

Angola sem registo de casos da varíola dos macacos

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 11h54

Divisão das Lundas fruto da estratégica de Agostinho Neto

Divisão das Lundas fruto da estratégica de Agostinho Neto

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 11h50

Merenda Escolar chega a mais de três mil crianças dos Gambos (Huila)

Merenda Escolar chega a mais de três mil crianças dos Gambos (Huila)

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 11h45

Nhakatolo Ngambo torna-se na 6ª rainha do povo Luvale

Nhakatolo Ngambo torna-se na 6ª rainha do povo Luvale

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 11h41

Parques nacionais de Mavinga e Luengue-Luiana com mais de 10 mil elefantes

Parques nacionais de Mavinga e Luengue-Luiana com mais de 10 mil elefantes

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 11h37

Angola produz óleo alimentar acima de cem por cento

Angola produz óleo alimentar acima de cem por cento

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 11h34


Notícias de Interesse

Icolo e Bengo acolhe projecto "Njila"

 Quarta, 18 Setembro de 2024 | 21h42

Aberto oficialmente Censo 2024

 Quarta, 18 Setembro de 2024 | 20h58

Executivo fecha CGE/2023 com superávit 

 Quarta, 18 Setembro de 2024 | 20h45

+