Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Angola retira de Goma membros do Mecanismo de Verificação

    Angop logo
     Política           
  •  • Segunda, 27 Janeiro de 2025 | 17h21

Luanda - Angola evacuou da RDC, esta segunda-feira, os membros do Mecanismo Ad-hoc de Verificação Reforçado (MAVR) e do Mecanismo Conjunto de Verificação Alargado (MCVA) da Conferência Internacional sobre a Região dos Grandes Lagos (CIRGL), face ao agravamento do conflito na cidade de Goma, onde estavam sediados.

Foram evacuados 18 membros do MVAR e oito do MCVA/CIRGL, entre os quais quatro nacionais da República Democrática do Congo (RDC) e dois da vizinha República do Congo, para salvaguardar a sua segurança, segundo um comunicado de imprensa do Ministério angolano das Relações Exteriores, enviado esta segunda-feira à ANGOP.

Os referidos elementos foram transportados numa aeronave da Força Aérea Nacional (FAN) angolana que aterrou nas primeiras horas desta segunda-feira na capital do país, Luanda.

Angola tomou esta medida na qualidade de presidente em exercício da CIRGL e facilitador designado pela União Africana (UA) para mediar as tensões político-diplomáticas e de segurança entre a RDC e o Rwanda.

De acordo com o comunicado, o acto foi desencadeado em concertação com os governos da RDC e do Rwanda, envolvendo as missões diplomáticas de Angola acreditadas neste países.

O MAVR e o MCVA/CIRGL foram criados para apoiar o processo de pacificação no Leste da RDC e integram membros dos países da região, designadamente Angola, Burundi, RDC, Zâmbia, República Centro-Africana, Uganda, República do Congo, Quénia, Sudão, Sudão do Sul, Tanzânia e Rwanda. FMA/DC





Fotos em destaque


A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+