Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Angola ressalta parceria estratégica entre UA e União Europeia

     Política              
  • Luanda • Quarta, 15 Fevereiro de 2023 | 21h20
Ministro das Relações Exteriores, Téte António
Ministro das Relações Exteriores, Téte António
Cedida

Adis Abeba (Dos enviados Especiais) - O ministro das Relações Exteriores, Téte António, ressaltou, esta quarta-feira, em Adis Abeba, a importância da parceria estratégica entre a União Africana (UA) e a União Europeia (UE), para o desenvolvimento dos países africanos.

O chefe da diplomacia angolana falava à imprensa, à margem da 42ª Sessão Ordinária do Conselho Executivo da União Africana (UA), que prepara a 36ª Cimeira de Chefes de Estado e de Governo da organização, a decorrer sábado e domingo. 

Segundo o ministro, as parcerias que a UA estabeleceu com outros continentes e países são necessárias, notando que elas devem ser adaptadas às circunstâncias actuais e fazer com que o continente africano beneficie efectivamente delas. 

"Há uma parceria estratégica entre a UA a UE, mas também a Espanha tem um plano de cooperação com o continente africano", disse o ministro, para quem a parceria da Espanha com África ficou bem patente na recente visita que o Rei Felipe VI efectuou a Angola. 

O ministro informou, por outro lado, que Angola vai assumir o Comité das Finanças da União Africana, na pessoa da ministra Vera Daves de Sousa.

 

O Conselho Executivo da UA analisou, hoje, o relatório de progresso sobre o estabelecimento e a operacionalização da Agência Africana de Medicamentos (AMA). 

A esse respeito, a ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, disse que Angola vai apoiar a iniciativa e reforçou a necessidade de o país ser partícipe activo da organização continental. 

Lembrou que em Angola já foi criada, por Decreto Presidencial, a Entidade Reguladora de Medicamentos e Equipamentos. 

A titular da pasta da Saúde manifestou a necessidade de o continente africano estar mais organizado, por sofrer bastante com medicamentos contrafeitos. 

"Temos que estabelecer parcerias para termos uma indústria organizada e uma produção efectiva de medicamentos no continente e garantirmos a sua certificação", expressou. 

Este ano, a 36ª Cimeira dos Chefes de Estado e de Governo da UA realiza-se sob o lema "Acelerar a Implementação da Zona de Comércio Livre Continental Africana (ZCLCA) 

Para o ministro da Indústria e Comércio, Victor Fernandes, com esse tema a Cimeira vem cimentar o compromisso que os Chefes de Estado e de Governo têm tido com a implementação da Zona de Comércio Livre Continental Africana (ZCLCA). 

"Temos muita esperança que, com essa Cimeira, saiamos com um cronograma de acções que vão, efectivamente, fazer essa aceleração", enfatizou. 

O ministro disse estar confiante que a Zona de Comércio Livre Continental Africana vai contribuir para o aumento das trocas comerciais entre os Estados-Membros "e as nossas economias bem precisam disto". 

A Zona de Comércio Livre Continental Africana (ZCLCA) é um projecto emblemático da Agenda 2063, que visa criar um mercado único africano de mercadorias e serviços facilitado pela livre circulação de pessoas e capital. 

O seu objectivo é aprofundar a integração económica, promover e alcançar o desenvolvimento sócio- económico sustentável e inclusivo, a igualdade de género, a industrialização, o desenvolvimento agrícola, a segurança alimentar, transformação estrutural e o desenvolvimento humano inclusivo. 

Ao promover uma estreita colaboração com todos os órgãos e agências especializadas relevantes da UA, o tema de 2023 pretende contribuir para acelerar a implementação do Acordo da ZCLCA e contribuir para a consecução das aspirações e objectivos da Agenda 2063. 

Candidaturas na UA 

Angola participou, esta quarta-feira, em Adis Ababa, na Comissão Ministerial da UA para as Candidaturas no âmbito do Sistema Internacional, à margem da 42ª Sessão Ordinária do Conselho Executivo da organização continental. 

O evento avaliou o relatório sobre a implementação das decisões anteriores, eleições de representantes de Estados-Membros, factores de sucesso e desafios, bem como candidaturas que requerem acção adicional. 

Angola esteve representada nesta reunião pela secretária de Estado para as Relações Exteriores, Esmeralda Mendonça.





Fotos em destaque

Projecto "Ilumina Angola" beneficia sete milhões de pessoas

Projecto "Ilumina Angola" beneficia sete milhões de pessoas

 Sexta, 03 Janeiro de 2025 | 14h02

Escritor Atanagildo Paulo representa África no concurso literário da América Latina

Escritor Atanagildo Paulo representa África no concurso literário da América Latina

 Sexta, 03 Janeiro de 2025 | 13h58

Desporto “rei” recupera coroa em 2024

Desporto “rei” recupera coroa em 2024

 Sexta, 03 Janeiro de 2025 | 13h54

Central fotovoltaica do Cuito arranca em 2025

Central fotovoltaica do Cuito arranca em 2025

 Sexta, 03 Janeiro de 2025 | 13h46

Executivo angolano aposta no fortalecimento da agricultura familiar

Executivo angolano aposta no fortalecimento da agricultura familiar

 Sexta, 03 Janeiro de 2025 | 13h39

Corredor do Médio Kwanza promete alavancar SADC

Corredor do Médio Kwanza promete alavancar SADC

 Sexta, 03 Janeiro de 2025 | 13h33

Petróleo renasce do declínio e alcança mais de 300 milhões de barris

Petróleo renasce do declínio e alcança mais de 300 milhões de barris

 Sexta, 03 Janeiro de 2025 | 13h29

Dundo quadruplica produção de energia limpa

Dundo quadruplica produção de energia limpa

 Sexta, 03 Janeiro de 2025 | 13h25


A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+