Luanda - Quinhentos e cinco casos de crimes sexuais foram registados, em todo país, no primeiro trimestre do ano em curso, menos 18 em relação ao período anterior, anunciou, esta quarta-feira, o Ministério do Interior (MININT).
De acordo com o responsável do Gabinete de Comunicação e Informação do referido ministério, Vasco da Gama, esses números levaram a instituição a realizar uma série acções para a inversão do quadro, nomeadamente encontros comunitários, diálogo com religiosos, estudantes, autoridades tradicionais, vendedores, entre outras franjas da sociedade.
Em declarações à Angop, explicou que em 60 a 80 por cento dos casos existe relação próxima entre o agressor e a vítima e em muitos casos pertencem à mesma família.
Destacou que 90 por cento dos agressores foram detidos, apelando à denúncia para que os crimes de violência ou agressão sexual contra mulheres e crianças possam ser combatidos de forma a se eliminar estas práticas.
Luanda, com 201 casos, Benguela 40, Malanje 37, Cuanza Norte 37, Huíla 26, Uíge 26, são as províncias com maior número de casos e que neste momento mais preocupam as autoridades, esclareceu.
O MININT, concluiu, realiza periodicamente campanhas de sensibilização para jovens e adultos, no sentido de eliminar crimes do género, com destaque para palestras nas comunidades.