Angola reforça parceria estratégica com Reino de Espanha 

     Política           
  • Luanda     Terça, 28 Setembro De 2021    19h13  
Presidente da República, João Lourenço (à esq.), com o Rei Filipe VI (à dir.), durante uma visita de Estado ao Reino de Espanha
Presidente da República, João Lourenço (à esq.), com o Rei Filipe VI (à dir.), durante uma visita de Estado ao Reino de Espanha
Arquivo

Madrid (Dos enviados especiais) - O Presidente da República, João Lourenço, reafirmou esta terça-feira, em Madrid, a necessidade de Angola estabelecer uma verdadeira parceria estratégica com o Reino de Espanha, que ultrapasse a esfera, meramente, económica e empresarial.

O Estadista angolano falava durante o almoço oferecido à delegação angolana pelo Rei Filipe VI, de Espanha, no quadro da visita de Estado que efectua a este país europeu, destinada ao reforço da cooperação bilateral.

O Chefe de Estado angolano defendeu, na ocasião, o alargamento da parceria estratégica com o Reino de Espanha a nível das consultas políticas, diplomáticas e das trocas de informação em vários domínios da vida dos dois países.

"Pretendemos, com esta visita, estabelecer uma verdadeira parceira estratégica com o vosso país, reforçando os laços de amizade e cooperação em importantes domínios da nossa economia, com destaque para a política, educação, agricultura, energia, construção civil, pescas, saúde, defesa e segurança", assinalou.

Indicou que, sendo a Espanha uma das mais importantes economias da União Europeia, "é nossa pretensão contar com o vosso apoio e experiência, para que Angola volte a trilhar o caminho do crescimento e desenvolvimento, afectado pela crise da Covid-19, que trouxe consigo a pior recessão económica já mais vivida pelo mundo".

O Presidente João Lourenço disse que o facto de realizar esta visita ao Reino de Espanha, cinco meses apenas da visita a Angola do Presidente do Governo Espanhol, Pedro Sanches, "traduz a expressão das boas relações de cooperação entre Angola e esta tão importante nação da União Europeia".

O Chefe de Estado angolano disse ter consciência da grande relevância que têm as relações com a Espanha, por ser um país que colocou Angola entre as suas prioridades na cooperação com as nações do continente africano.

Mercado angolano aberto aos empresários espanhóis 

Na sua intervenção, o Presidente João Lourenço deu a conhecer que o mercado angolano está aberto a uma maior presença de empresários e homens de negócios espanhóis, "para que possamos edificar, na prática, uma base de cooperação mutuamente vantajosa para os nossos povos e países".

Lembrou que, durante a visita a Luanda do Presidente do Governo Espanhol, Pedro Sanches, passaram em revista questões ligadas aos diversos domínios da economia e cooperação e foram assinados alguns acordos e memorandos, com destaque para o acordo de promoção e protecção recíproca de investimentos.

Considerou que, tais factos proporcionarão um ambiente empresarial mais atractivo, susceptível de facilitar a mobilização de empresas nos dois sentidos e promover investimentos que servirão de alavanca para fortalecer as relações de amizade e cooperação entre os dois países.

Construção de uma nova Angola 

Perante os membros do Governo de Espanha, também convidadas para o almoço, entre outras entidades, João Lourenço informou que, nestes quatro anos do seu mandato, o governo tem dado passos importantes para a construção de uma nova Angola, ou seja, "um país mais transparente, de concorrência leal nos negócios e com um ambiente de negócios cada vez mais amigo do investidor".

Referiu que, este novo quadro se vem consolidando "com a tomada de medidas com as quais pretendemos repor a autoridade das instituições do Estado, tornando Angola um país mais atractivo como destino turístico e mais seguro para o investimento privado".

Adiantou que o governo angolano tem, ainda, trabalhado e aprovado medidas para a diversificação da economia, especificamente com o desenvolvimento de outros sectores, além do petrolífero, da redução de importações de bens essenciais, criação de emprego, entre outros.

O Presidente da República observou que, com isso, Angola tem redobrado esforços para a criação de mecanismos e incentivos que encorajem os empresários estrangeiros a investir em diversos sectores da economia nacional.

Acesso a vacinas contra a Covid-19 

O Chefe de Estado angolano apelou, uma vez mais, para que o acesso às vacinas contra a Covid-19 seja universal.

"Considero que, para vencermos definitivamente esta batalha, é necessário que saibamos manter a mesma solidariedade que nos caracterizou até aqui e que o acesso às vacinas seja universal e ao alcance de todos os países, de modo a permitir que se imunize o maior número possível de pessoas em todo o mundo", vincou.

Segundo o Estadista, os êxitos alcançados até hoje, no combate à pandemia, foram possíveis graças à unidade de acção e à coordenação estabelecida entre as várias nações do mundo, que perceberam não ser possível vencer esta grave crise de forma individualizada.

Aproveitou a ocasião para manifestar às autoridades e ao povo de Espanha a solidariedade de Angola pelo momento difícil que enfrentam, na sequência da erupção de um vulcão, em La Palma, no arquipélago das ilhas Canárias, que provocou inúmeros danos materiais e forçou a evacuação e realojamento de uma parte dos seus habitantes.

Antes do almoço, o Presidente da República manteve um encontro com o Rei Filipe VI, na residência oficial do Monarca, (Palácio da Zarzuela), a que assistiram os ministros das Relações Exteriores, Téte António, e o embaixador de Angola, José Luís de Matos.

O Chefe de Estado angolano, João Lourenço, reuniu-se, também, com o Presidente do Governo de Espanha, Pedro Sanches, com quem avaliou a implementação dos acordos de cooperação assinados entre os dois países.

Angola e o Reino de Espanha têm rubricados vários acordos de cooperação, fundamentalmente nos domínios da agricultura, pescas, indústria, comércio, turismo, defesa e segurança e dos transportes aéreos.

 





Fotos em destaque

SODIAM arrecada USD 17 milhões em leilão de diamantes

SODIAM arrecada USD 17 milhões em leilão de diamantes

Sábado, 20 Abril De 2024   12h56

Fazenda colhe mil toneladas de semente de milho melhorada na Huíla

Fazenda colhe mil toneladas de semente de milho melhorada na Huíla

Sábado, 20 Abril De 2024   12h48

Huambo com 591 áreas livres da contaminação de minas

Huambo com 591 áreas livres da contaminação de minas

Sábado, 20 Abril De 2024   12h44

Cunene com 44 monumentos e sítios históricos por classificar

Cunene com 44 monumentos e sítios históricos por classificar

Sábado, 20 Abril De 2024   12h41

Comuna do Terreiro (Cuanza-Norte) conta com orçamento próprio

Comuna do Terreiro (Cuanza-Norte) conta com orçamento próprio

Sábado, 20 Abril De 2024   12h23

Exploração ilegal de madeira Mussivi considerada “muito crítica”

Exploração ilegal de madeira Mussivi considerada “muito crítica”

Sábado, 20 Abril De 2024   12h19

Hospital de Cabinda realiza mais de três mil cirurgias de média e alta complexidade

Hospital de Cabinda realiza mais de três mil cirurgias de média e alta complexidade

Sábado, 20 Abril De 2024   12h16

Camacupa celebra 55 anos focado no desenvolvimento socioeconómico

Camacupa celebra 55 anos focado no desenvolvimento socioeconómico

Sábado, 20 Abril De 2024   12h10

Projecto "MOSAP 3" forma extensionistas para escolas de campo em todo país

Projecto "MOSAP 3" forma extensionistas para escolas de campo em todo país

Sábado, 20 Abril De 2024   12h05

Comunidade do Lifune (Bengo) beneficia de biofiltros

Comunidade do Lifune (Bengo) beneficia de biofiltros

Sábado, 20 Abril De 2024   11h58


+