Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Angola reforça mecanismo de cooperação parlamentar com Espanha 

     Política              
  • Luanda • Quarta, 08 Fevereiro de 2023 | 15h00
Presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira
Presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira
Joaquina Bento-ANGOP

Luanda - A presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira, assumiu, esta quarta-feira, em Luanda, o compromisso de estabelecer mecanismos de cooperação inter-parlamentar mais regulares e acordos de interesse comum com o Parlamento Espanhol.

A líder do parlamento angolano expressou tal desiderato quando discursava na Reunião Plenária Solene, por ocasião da visita de Estado a Angola do Rei de Espanha, Felipe VI e da Rainha consorte Letízia Ortiz.

Trata-se da primeira visita dos monarcas de Espanha não só a Angola, mas a um país da África subsaariana.

Carolina Cerqueira informou, na ocasião, que durante os primeiros cinco meses de exercício da 5ª Legislatura, orientou a realização de algumas acções concretas de concertação entre as duas instituições, designadamente no âmbito da implementação da futura academia parlamentar de Angola, "cuja experiência espanhola tem se mostrado de grande mais valia para o fortalecimento do parlamento angolano".

Salientou que esse voto reforça o entendimento de que as parcerias devem também atingir os vários domínios da vida dos dois povos, que devem assegurar-se em acções de consultas políticas, diplomáticas e intercâmbio entre todas as instituições públicas, incluindo a nível parlamentar.

Visita histórica 

Carolina Cerqueira ressaltou que a presença dos reis de Espanha no Plenário da Assembleia Nacional assume uma importância histórica no desenvolvimento das relações de cooperação e amizade entre os dois Estados.

"É notável o caminho feito entre Angola e o Reino de Espanha e os respectivos ganhos em matéria de cooperação económica científica e cultural, como suas majestades estão a comprovar em vários momentos nesta visita", expressou.

Conforme disse Carolina Cerqueira, esta estratégia de cooperação bilateral proporcionou as boas relações de intercâmbio existentes entre os dois povos e suas instituições republicanas nos vários domínios, nomeadamente na vertente política, económica e cultural e interajuda e partilha.

"Ao recebê-los aqui, afirmo com solenidade e a representatividade de toda uma Nação, que desejamos manter e ver próspera a parceria estratégica com o vosso país, reforçando os laços de amizade e de cooperação", vincou.

A líder do parlamento angolano observou que os ganhos mútuos evidenciam que "Angola foi sempre colocada entre as vossas prioridades na cooperação com as nações do continente africano".

Reconheceu, durante a sua explanação, que o Reino de Espanha assume-se como uma das mais importantes economias da União Europeia.

Com essa importância, disse, "acresce o desenvolvimento que nós ansiamos voltar a ter em marcha, contrariando os efeitos mundiais que a Covid-19 impôs às economias em geral, mas com maior impacto negativo nas economias em desenvolvimento, como a nossa".

Espanha aliada ao desenvolvimento do país 

Adiantou que Angola vê a Espanha como uma aliada ao seu desenvolvimento, "sempre disponível a contribuir de forma valiosa para o crescimento nos domínios da educação, saúde, segurança alimentar, telecomunicações, energia, na política e na cultura, assim como em outras áreas em que podemos e devemos continuar a colaborar", assinalou.

Solidariedade ao povo turco 

Carolina Cerqueira aproveitou a ocasião para manifestar a solidariedade do Parlamento angolano aos povos da Turquia e da Síria pela tragédia ocorrida em razão do terramoto de grande magnitude em regiões destes países, causando um elevado número de vítimas mortais e feridos.

Na sua intervenção, a presidente da Assembleia Nacional falou, também, do terrorismo e o ciberterrorismo, que ganham uma nova dimensão global.

Liderança na região dos grandes lagos 

A presidente da Assembleia Nacional ressaltou, também, o acentuado envolvimento político-diplomático de Angola na Região dos Grandes Lagos durante os seus dois mandatos à frente desta organização.

Enfatizou que durante este período Angola soube levar o nome deste importante Fórum de estabilização política da Região além fronteiras e maximizou os seus esforços para neutralizar as acções das forças negativas no Leste da RDC e, sobretudo, iniciou um processo político e diplomático para a Paz e a estabilidade na sub-região da África Central.

Segundo Carolina Cerqueira, Angola caminha hoje no sólido trilho das democracias, "assente nesta casa das leis", lembrando que o Parlamento é um dos três poderes de soberania e o guardião da democracia e da boa governação".

 





Fotos em destaque

Projecto "Ilumina Angola" beneficia sete milhões de pessoas

Projecto "Ilumina Angola" beneficia sete milhões de pessoas

 Sexta, 03 Janeiro de 2025 | 14h02

Escritor Atanagildo Paulo representa África no concurso literário da América Latina

Escritor Atanagildo Paulo representa África no concurso literário da América Latina

 Sexta, 03 Janeiro de 2025 | 13h58

Desporto “rei” recupera coroa em 2024

Desporto “rei” recupera coroa em 2024

 Sexta, 03 Janeiro de 2025 | 13h54

Central fotovoltaica do Cuito arranca em 2025

Central fotovoltaica do Cuito arranca em 2025

 Sexta, 03 Janeiro de 2025 | 13h46

Executivo angolano aposta no fortalecimento da agricultura familiar

Executivo angolano aposta no fortalecimento da agricultura familiar

 Sexta, 03 Janeiro de 2025 | 13h39

Corredor do Médio Kwanza promete alavancar SADC

Corredor do Médio Kwanza promete alavancar SADC

 Sexta, 03 Janeiro de 2025 | 13h33

Petróleo renasce do declínio e alcança mais de 300 milhões de barris

Petróleo renasce do declínio e alcança mais de 300 milhões de barris

 Sexta, 03 Janeiro de 2025 | 13h29

Dundo quadruplica produção de energia limpa

Dundo quadruplica produção de energia limpa

 Sexta, 03 Janeiro de 2025 | 13h25


Notícias de Interesse

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+