Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Angola reafirma reprovação e proibição de todas as formas e actos de torturas

     Política              
  • Luanda • Sexta, 25 Outubro de 2024 | 13h23
Ana Celeste Cardos, Secretaria de Estado dos Direitos Umanos e Cidadania
Ana Celeste Cardos, Secretaria de Estado dos Direitos Umanos e Cidadania
Francisco Miúdo

Luanda – Angola reafirmou esta sexta-feira, em Banjul (Gâmbia), a reprovação e proibição de todas as formas e actos de torturas ou tratamento cruel, desumano e degradante.

Este posicionamento foi expresso pela secretária de Estado da Justiça para os Direitos Humanos e Cidadania, Ana Celeste Januário, quando apresentava o Relatório Periódico sobre a Implementação da Carta Africana dos Direitos Humanos e dos Povos.

Na ocasião, salientou que este posicionamento do Estado é indiferente quer estes actos sejam cometidos pelas forças de segurança, quer por qualquer outro agente do Estado ou cidadão.

Com isso, reafirmou o apoio ao projecto de Protocolo à Carta Africana sobre a Abolição da Pena de Morte, em conformidade com a Declaração de Cotonu.

“Manifestamos o firme posicionamento com a Ratificação do Segundo Protocolo Adicional ao Pacto Internacional dos Direitos Civis e Políticos acompanhada de campanhas a nível regional e internacional para incentivar a ratificação por parte de outros Estados”, disse.

Deu a conhecer que, a nível regional e internacional, desde a apresentação do último Relatório, Angola ratificou e assinou importantes convenções em matéria dos direitos humanos.

Frisou ainda que o país continua comprometido com a cooperação permanente com os procedimentos especiais da Comissão e do Conselho de Direitos Humanos, participando nas sessões ordinárias e assegurando uma resposta positiva às visitas dos relatores.

Estabelecimentos prisionais

Na ocasião, Ana Celeste esclareceu que o país tem melhorado as condições da população prisional, através da ampliação da rede de centros penitenciários e com a formação contínua dos funcionários.

Fundamentou que há uma separação entre espaços para homens e  mulheres nos 43 estabelecimentos existentes do país e realçou a colocação dos serviços médicos, de assistência psicológica e de  reeducação.

Disse ainda que em 2023, foi reforçado o Sistema de Justiça Juvenil, com inauguração de três novos Centros Integrados de Atendimento à Crianças e ao Adolescente (CIACA) através do projecto de parceria entre o UNICEF, União Europeia e Ministério da Justiça e dos Direitos Humanos, sendo que actualmente existem cinco centros e foram revitalizadas as Comissões Tutelares de menores em todas as províncias.

Falou também da garantia da liberdade de reunião e de manifestação, exemplificando que, entre 2018 e 2023, foram realizadas 803 manifestações pacíficas, todas elas acompanhadas pela Polícia Nacional.

Durante esta 81.º Sessão Ordinária da Comissão Africana dos Direitos Humanos e dos Povos, o país vai apresentar também os relatórios sobre a implementação do Protocolo de Maputo e da Convenção da União Africana sobre a Protecção e Assistência às Pessoas Deslocadas Internamente em África (Convenção de Kampala).

A delegação angolana ao evento é chefiada pela ministra da Acção Social, Família e Promoção Mulher, Ana Paula do Sacramento Neto, e integra a secretária de Estado para os Direitos Humanos e Cidadania, Ana Celeste, e o secretário de Estado para Pré-escolar e Ensino Primário, Francisco Pacheco.

Combate à corrupção

Na sua intervenção, referiu que Angola recuperou, de 2019 até agora, mais de sete mil milhões de dólares, participações sociais, bens imóveis e móveis, no âmbito do combate à corrupção.

Para o efeito, disse que foram aprovados diplomas e reforçadas instituições do Estado como a Estratégia Nacional de Prevenção e Repressão da Corrupção (2024-2027) após a finalização da implementação do Plano Estratégico de Prevenção e Combate à Corrupção 2018-2022. FMA/ART/SC





Fotos em destaque

Presidente Joe Biden visita Angola na primeira semana de Dezembro

Presidente Joe Biden visita Angola na primeira semana de Dezembro

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h47

Angolana Maria do Rosário Lima designada embaixadora do G20 Social

Angolana Maria do Rosário Lima designada embaixadora do G20 Social

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h43

Início de voos de passageiros no AIAAN marca história da aviação civil  angolana

Início de voos de passageiros no AIAAN marca história da aviação civil angolana

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h36

Criadores do Sul de Angola asseguram 80% na redução da importação de carne

Criadores do Sul de Angola asseguram 80% na redução da importação de carne

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h32

Aviação Civil angolana premiada pela excelência no Egipto

Aviação Civil angolana premiada pela excelência no Egipto

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h24

Angola beneficia de mais de 100 milhões USD para combater alterações climáticas 

Angola beneficia de mais de 100 milhões USD para combater alterações climáticas 

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h14

Brasileiros admitem possibilidade de Angola ser celeiro mundial

Brasileiros admitem possibilidade de Angola ser celeiro mundial

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h06

Serviços Prisionais aumentam área de produção agrícola no Cunene

Serviços Prisionais aumentam área de produção agrícola no Cunene

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 11h57


Notícias de Interesse

Mais de 300 pedras de diamantes apreendidas no Chitato

 Terça, 26 Novembro de 2024 | 23h26

Luanda City e Petro fecham 5ª jornada do Girabola

 Terça, 26 Novembro de 2024 | 20h20

Economista recomenda produtos nacionais na quadra festiva

 Terça, 26 Novembro de 2024 | 20h15

Sagrada Esperança goleado no Egipto

 Terça, 26 Novembro de 2024 | 20h00

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+