Adis Abeba - A vitória de Adwa é uma manifestação de coragem e unidade que pode ser tomada como um bom exemplo para toda a África, considerou, este sábado, em Adis Abeba (Etiópia), o adido militar de Angola neste país, coronel José Fonseca.
A Batalha de Adwa ocorreu a 01 de Março de 1896, entre a Etiópia e a Itália, perto da cidade com o mesmo nome, com a vitória do exército do imperador africano Menelik II.
Citado pela Agência de Notícias da Etiópia (ENA), o militar que figurou entre os convidados na celebração do 127º aniversário da efeméride, defendeu a unidade e a capacidade de lutar pela liberdade como características dos povos de África.
De acordo com o responsável, os africanos devem celebrar esta vitória, pois afecta o desejo de todos em viverem livres, sublinhando a necessidade da data ser mais publicitada.
"Se nos unirmos como um só, sob o espírito do pan-africanismo, o desenvolvimento de África será uma realidade e o acordo de comércio livre é uma consequência de todos os processos que iniciámos com os nossos antepassados", sublinhou.
José Fonseca referiu que os africanos aspiram agora por uma África mais integrada, em direcção ao desenvolvimento e unidos à plena integração do continente em vários domínios.
A vitória de Adwa este ano foi comemorada coloridamente de uma forma coordenada, com a realização de uma parada militar, na capital, e várias celebrações em todo o país.
Na Praça Meskel, em Adis Abeba, o acto foi presidido pela Presidente da República, Sahlework Zewdie; o presidente da Câmara dos Representantes da Federação, Agegnahu Teshager, o presidente da Câmara dos Representantes do Povo, Tagese Chafo, entre várias individualidades. VIC