Paris (Dos enviados especiais) – A visita do Presidente João Lourenço a França é a expressão mais alta da relação que Angola tem com este país europeu, desde a sua formalização, em 1976, declarou esta quarta-feira, em Paris, o ministro angolano das Relações Exteriores, Téte António.
Segundo o chefe da diplomacia angolana, a visita confirma a importância de se continuar a desenvolver o conteúdo dessa relação e adaptá-lo aos imperativos actuais de cada país, tendo em conta as dinâmicas internas e externas.
Em declarações à imprensa a propósito da deslocação do Chefe de Estado angolano à capital francesa, Téte António afirmou que a preparação do terreno para o efeito foi concluída com a assinatura de um novo Acordo Geral de Cooperação (AGC), em cerimónia realizada no mesmo dia, em Paris.
Explicou que o documento em causa representa o acordo-mãe do quadro geral da cooperação entre os dois países, assinado expressamente para preparar esta segunda visita de Estado do Presidente João Lourenço à França, depois da primeira ocorrida em 2018, no começo do seu primeiro mandato.
Recordou que o momento mais alto da agenda do estadista angolano em Paris será o encontro, quinta-feira de manhã, com o seu homólogo de França, Emmanuel Macron, antes de visitar a Assembleia Nacional francesa, no dia seguinte.IZ/SC