Luanda - O chefe da diplomacia angolana, Téte António, reafirmou, esta terça-feira, o compromisso do país em contribuir para a paz e estabilidade em África, bem como em cooperar estreitamente com a União Africana (UA) e as Nações Unidas na abordagem de desafios urgentes, incluindo questões humanitárias e de segurança.
O ministro fez estas afirmações durante um encontro de trabalho com o representante especial do secretário-geral das Nações Unidas junto da União Africana, Parfait Onanga-Anyanga.
O diplomata expressou gratidão à União Africana e Nações Unidas pelo papel preponderante desempenhado na resolução de conflitos e na promoção do desenvolvimento sustentável da região.
O encontro serviu para as duas entidades abordarem questões de cooperação entre Angola e o Sistema das Nações Unidas, com foco nas iniciativas conjuntas para promover a paz, a estabilidade e o desenvolvimento no continente africano.
O Representante Especial do Secretário-Geral das Nações Unidas junto da União Africana aproveitou a ocasião para exprimir os agradecimentos desta organização ao Presidente João Lourenço pelo seu compromisso com a paz, a estabilidade e o desenvolvimento na região.
Em nome de António Guterres, o representante especial felicitou igualmente o líder angolano na qualidade de Campeão da União Africana (UA) para a Paz e Reconciliação, bem como pela nova missão como Presidente da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC).
O Representante Especial do Secretário-Geral das Nações Unidas junto da União Africana, Parfait Onanga-Anyanga, está em Angola desde domingo (22), onde assistiu a sessão de abertura da 147ª Assembleia da União Interparlamentar que o país acolhe. FMA/SC