Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Angola reafirma compromisso com a paz e estabilidade no continente

     Política              
  • Luanda • Quarta, 05 Julho de 2023 | 14h12
Secretário de Estado para os Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, Domingos Tchikanha
Secretário de Estado para os Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, Domingos Tchikanha
Joaquina Bento-ANGOP

Luanda - O secretário de Estado para os Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, Domingos Tchikanha, afirmou, esta quarta-feira, em Luanda, que o Governo angolano continua empenhado em demonstrar o seu compromisso com a paz e estabilidade em África e no mundo.

O governante falava na abertura da reunião do Comité de Chefes do Estado-Maior General das Forças Armadas dos países membros da Conferência Internacional sobre a Região dos Grandes Lagos (CIRGL).

Ressaltou ser a paz, a reconciliação nacional e a estabilidade o bem maior para que se possa desenvolver, em segurança, projectos pessoais, institucionais e estaduais.

Domingos Tchikanha, que falava em representação do titular da pasta da Defesa Nacional, referiu que a motivação e empenho em prol da paz e estabilidade, em particular nas organizações em que o país é parte integrante, resultam do conhecimento e da experiência acumulada dos efeitos nefastos da guerra.

Evocou o facto de Angola ter albergado, com o propósito da paz e estabilidade, a 27 de Junho último, a Cimeira Quadripartida dos Chefes de Estado e de Governos da SADC, CEEAC, CAO e CIRGL, sob direcção da União Africana (UA) e participação das Nações Unidas.

O secretário de Estado augurou que o encontro permita a troca de informação e reflexão sobre aspectos necessários à segurança e estabilidade da região e não só.

Já o chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas Angolanas (FAA) e presidente do referido comité, Altino dos Santos, que deu as boas vindas aos participantes, sublinhou a importância do fórum e reiterou o papel da CIRGL na resolução de conflitos e na promoção da paz.

Referiu ser este organismo um pilar importante para a construção da estabilidade e do desenvolvimento dos países membros, tendo reiterado a necessidade da conjugação de esforços no sentido de o mesmo se manter forte e eficaz, servindo de base para um sistema de segurança mais equilibrado, justo e inclusivo.

Acrescentou que a CIRGL seja, ainda, capaz de fortalecer as relações de cooperação e de confiança entre os povos dos respectivos Estados.

“As chefias militares dos nossos países têm a responsabilidade de trabalhar em conjunto para contribuir na garantia da tão almejada paz, estabilidade e segurança em toda a região”, disse ao dirigir-se a representantes dos Estados membros da organização, entre oficiais generais, almirantes e peritos de defesa.

O acto de abertura ficou ainda marcado com a intervenção do secretário-executivo da CIRGL, João Caholo, que, entre outros, endereçou mensagem de agradecimento ao Governo angolano por ter acolhido este encontro preparatório à Reunião dos ministros da Defesa dos países membros da CIRGL, a realizar-se na próximo sexta-feira (07).

No seu entender, o fórum permitirá reflectir sobre os debates que visam a formulação de estratégias para responder adequadamente os desafios enfrentados pela CIRGL, na medida em que se preparam “caminhos” para a colaboração e harmonização adequada das iniciativas de paz na Região dos Grandes Lagos.

Disse ser necessário reflectir-se sobre a prontidão da CIRGL para implementar as directivas dos Chefes de Estado e de Governo de forma acelerada e eficaz, visto que a organização precisa de um mecanismo para colaboração com os seus parceiros, nomeadamente a Comunidade da África Oriental (CAO), da SADC e da Comunidade de Estados da África Central (CEEAC), sob coordenação da União Africana e da ONU.

Segundo o secretário-executivo da CIRGL, tal colaboração vai permitir a partilha de informações sobre os movimentos e operações das forças armadas deste organismo com as organizações terroristas no continente.

Reunidos, à porta fechada, num dos estabelecimentos hoteleiros de Luanda, chefes do Estado-Maior General dos países que compõem a CIRGL analisam, até quinta-feira, aspectos relacionados à paz e segurança da região, em preparação ao encontro dos Ministros da Defesa.

Angola preside a Conferência Internacional sobre a Região dos Grandes Lagos (CIRGL), constituída pelo República Centro Africana (RCA), República Democrática do Congo (RDC), Burundi, República do Congo, Quénia, Rwanda, Sudão do Sul, Tanzânia, Uganda e Zâmbia. VC/AL





Fotos em destaque

Presidente Joe Biden visita Angola na primeira semana de Dezembro

Presidente Joe Biden visita Angola na primeira semana de Dezembro

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h47

Angolana Maria do Rosário Lima designada embaixadora do G20 Social

Angolana Maria do Rosário Lima designada embaixadora do G20 Social

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h43

Início de voos de passageiros no AIAAN marca história da aviação civil  angolana

Início de voos de passageiros no AIAAN marca história da aviação civil angolana

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h36

Criadores do Sul de Angola asseguram 80% na redução da importação de carne

Criadores do Sul de Angola asseguram 80% na redução da importação de carne

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h32

Aviação Civil angolana premiada pela excelência no Egipto

Aviação Civil angolana premiada pela excelência no Egipto

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h24

Angola beneficia de mais de 100 milhões USD para combater alterações climáticas 

Angola beneficia de mais de 100 milhões USD para combater alterações climáticas 

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h14

Brasileiros admitem possibilidade de Angola ser celeiro mundial

Brasileiros admitem possibilidade de Angola ser celeiro mundial

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h06

Serviços Prisionais aumentam área de produção agrícola no Cunene

Serviços Prisionais aumentam área de produção agrícola no Cunene

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 11h57


Notícias de Interesse

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+