Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Angola reitera compromisso com diálogo intercultural no mundo

     Política              
  • Luanda • Quarta, 27 Novembro de 2024 | 17h37
Representante de Angola na ONU, Francisco da Cruz
Representante de Angola na ONU, Francisco da Cruz
DR

Luanda - O representante permanente de Angola junto das Nações Unidas, Francisco José da Cruz, reiterou terça-feira, em Nova Iorque (EUA), o compromisso do Governo angolano na promoção da paz e do diálogo intercultural no mundo.

Ao intervir no 10º Fórum Global da Aliança de Civilizações das Nações Unidas (UNAOC), observou que, no actual cenário global, a paz, a estabilidade e o desenvolvimento estão continuamente em risco “e devem merecer a nossa atenção e defesa”.

Segundo diplomata, o aumento dos conflitos políticos, da intolerância religiosa, étnica e cultural, do extremismo violento e do terrorismo que se assistem em várias partes de África, justifica, mais do que nunca, a necessidade de se encontrarem soluções pragmáticas e complementares a favor da paz e da estabilidade neste continente.

Neste contexto, destacou a agenda diplomática Presidente João Lourenço, enquanto “Campeão da União Africana para a Paz e Reconciliação em África”, que tem privilegiado a promoção e divulgação de iniciativas conducentes à paz e segurança em África.

Lembrou que, dentro dos princípios da Carta Africana sobre Democracia, Eleições e Governação, Angola lançou, em Setembro de 2019, a “1ª Edição do Fórum Pan-Africano para a Cultura de Paz - Bienal de Luanda”, em parceria com a União Africana (UA) e a UNESCO.

Fez saber que esta iniciativa tem congregado, de dois em dois anos, entidades públicas, da sociedade civil, da academia e outros parceiros num movimento pan-africano empenhado na promoção de uma cultura da paz em África para o reforço dos Estados e das instituições democráticas.

A próxima Bienal de Luanda está agendada para Novembro de 2025. 

O representante permanente de Angola junto das Nações Unidas reafirmou ainda o compromisso do país na luta contra a desinformação, o discurso de ódio, xenofobia e a discriminação cultural e religiosa.

Reiterou, também, o empenho do país na defesa de um sistema multilateral revigorado para fazer face aos riscos e desafios mundiais emergentes, promovendo a visão de uma Aliança para a Paz e os valores de prevenção, mediação e resolução de conflitos.

O embaixador Francisco da Cruz deu nota positiva ao Fórum da UNAOC, “que tem contribuído para o diálogo, o respeito mútuo e a cooperação além-fronteiras para o alcance de um mundo melhor, de harmonia e coexistência pacífica”, segundo uma nota de imprensa da representação diplomática angolana na ONU a que ANGOP teve acesso esta quarta-feira.

Destacou, por outro lado, a necessidade da promoção de condições para que pessoas de diferentes identidades, crenças e culturas possam viver em harmonia, no respeito mútuo, desfrutando das suas liberdades fundamentais e evitando todas as formas de discriminação, xenofobia e intolerância religiosa.

Recordou que no Pacto para Futuro, adoptado em Setembro último a favor de um multilateralismo mais activo que proporcione um futuro melhor para as pessoas e o planeta, “os Estados-Membros reafirmaram a necessidade de construir sociedades pacíficas, justas e inclusivas que facultem um acesso igualitário à justiça, assentes no respeito pelos direitos humanos, no Estado de direito e na boa governação a todos os níveis”.

Saudou a Resolução 78/286 da Assembleia Geral das Nações Unidas, intitulada “Dia Internacional para o Diálogo entre Civilizações” que reafirma o papel estratégico da Aliança de Civilizações das Nações Unidas e reconhece o diálogo na conjugação dos esforços da comunidade internacional na consolidação das tradições de coexistência pacífica e da confiança entre os povos do mundo. DC

 




 

 

 

 





Fotos em destaque

Presidente Joe Biden visita Angola na primeira semana de Dezembro

Presidente Joe Biden visita Angola na primeira semana de Dezembro

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h47

Angolana Maria do Rosário Lima designada embaixadora do G20 Social

Angolana Maria do Rosário Lima designada embaixadora do G20 Social

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h43

Início de voos de passageiros no AIAAN marca história da aviação civil  angolana

Início de voos de passageiros no AIAAN marca história da aviação civil angolana

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h36

Criadores do Sul de Angola asseguram 80% na redução da importação de carne

Criadores do Sul de Angola asseguram 80% na redução da importação de carne

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h32

Aviação Civil angolana premiada pela excelência no Egipto

Aviação Civil angolana premiada pela excelência no Egipto

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h24

Angola beneficia de mais de 100 milhões USD para combater alterações climáticas 

Angola beneficia de mais de 100 milhões USD para combater alterações climáticas 

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h14

Brasileiros admitem possibilidade de Angola ser celeiro mundial

Brasileiros admitem possibilidade de Angola ser celeiro mundial

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h06

Serviços Prisionais aumentam área de produção agrícola no Cunene

Serviços Prisionais aumentam área de produção agrícola no Cunene

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 11h57


Notícias de Interesse

Angola conta com menos de 1% de carros eléctricos

 Quarta, 27 Novembro de 2024 | 17h50

Petro vence Luanda City e volta à liderança do Girabola

 Quarta, 27 Novembro de 2024 | 17h49

TC reforça escrutínio dos recursos públicos

 Quarta, 27 Novembro de 2024 | 17h48

Porto Pesqueiro reinaugura escola com 11 salas

 Quarta, 27 Novembro de 2024 | 17h44

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+