Kinshasa (Do Enviado Especial) – O projecto do acordo de cooperação entre o MPLA de Angola, e a União para a Democracia e Progresso Social (UDPS), da República Democrática do Congo, dominou, sexta-feira, as conversações entre estas formações partidárias.
Ambos os partidos no poder nos respectivos países debruçam-se, desde quinta-feira, na capital da RDC, sobre o reforço dos laços de amizade.
A proposta do documento debatida, que prevê a cooperação em várias áreas, com destaque para a política, diplomática, económica e de segurança, visa a facilitação do apoio político mútuo nos fóruns internacionais, como é o caso da Internacional Socialista, a promoção da solidariedade entre os povos e as diferentes organizações dos partidos, a criação de comissões de trabalho entre outros aspectos.
No encontro, abordaram-se alguns constrangimentos que se registam ao longo da fronteira, de 2 mil e 500 quilómetros de extensão, como a migração ilegal e o tráfico de crianças, tendo os partidos se comprometido a trabalhar com as autoridades competentes, para a resolução dos problemas apresentados.
A comitiva do MPLA que está em Kinshasa desde quarta-feira (23), para o reforço da cooperação com a UDPS, é agora chefiada pelo director do Departamento de Relações Internacionais, Maquento Lopes.
Completam o grupo de trabalho o segundo secretário do Comité Provincial (CP) em Cabinda, Artur do Carmo, a segunda secretária do CP no Uíge, Gertrudes Gastão, o segundo secretário do CP no Zaire, Garcia Vieira, o chefe de Divisão do DOM, Julião Teixeira, e Neusa Viande, funcionária desta estrutura. MR/ADR