Luanda - O Chefe de Estado angolano, João Lourenço, defendeu, esta segunda-feira, em Luanda, a aposta no fortalecimento das relações de amizade e de cooperação económica com Cabo Verde, num quadro de reciprocidade de vantagens.
João Lourenço, ao discursar na abertura das conversações oficiais entre delegações dos dois países, no quadro da visita de Estado do Presidente de Cabo Verde, José Maria Neves, sublinhou que o fortalecimento das relações bilaterais deve ter em vista desenvolver uma cooperação estratégica no interesse dos respectivos povos.
O Estadista angolano reconheceu os obstáculos impostos pela pandemia da Covid-19 que, nos últimos anos, condicionou o crescimento económico de Angola e de Cabo Verde.
Destacou o facto do seu homólogo ter incluído na sua delegação empresários de vários sectores da economia, o que poderá dinamizar as trocas comerciais entre os dois países.
"Angola e Cabo Verde têm uma história e trajectória política semelhante, que nos anima a continuar juntos e a aprofundar os laços de amizade e de cooperação existentes", frisou o Presidente angolano.
Para João Lourenço, o futuro dos dois países é promissor, cabendo aos respectivos governos a responsabilidade de explorar ao máximo todas as oportunidades existentes.
No quadro da sua visita de Estado de três dias, iniciada domingo, José Maria Neves manteve uma reunião em privado com o Presidente João Lourenço e visitou o Memorial António Agostinho Neto.
A visita a Angola é a primeira de José Maria Neves ao exterior, desde que assumiu a chefia do Estado cabo-verdiano, em Novembro do ano transacto.
Na investidura de José Maria Neves, como quinto Presidente de Cabo Verde, desde a independência do país, a 5 de Julho de 1975, estiveram presentes dignitários de vários países, entre os quais o Presidente angolano, João Lourenço.