Luanda - O Chefe de Estado, João Lourenço, manifestou, este sábado, em Luanda, a intenção de Angola desenvolver uma cooperação mais estreita com a República Checa, por via da identificação de áreas de interesse comum.
Numa nota de felicitações pela celebração do dia da independência do país europeu, João Lourenço afirma esperar que seja possível explorar-se, com beneficio mútuo, o grande potencial existente nos dois países.
Sugere a realização de encontros de alto nível para se estabelecer, nos próximos tempos, bases fundamentais para o reforço da cooperação bilateral.
Relações de longa data
As relações entre os dois países remontam à proclamação da Independência Nacional, através da então República Socialista da Checoslováquia.
Com uma relação de longa data Angola e a República Checa têm vindo a considerar o estabelecimento de uma cooperação mais sólida e efectiva nos mais variados domínios.
As relações político-diplomáticas e de cooperação entre a República de Angola e a República Checa datam de 1 de Janeiro de 1993.
Em Dezembro de 1999, foi assinada uma Declaração sobre os laços entre os dois países, que foram fortificados em 2006, com a assinatura do Memorando de Entendimento e o Programa de Cooperação para o Desenvolvimento.
A República Checa é um país da Europa Central, limitado ao norte pela Polónia e pela Alemanha, a leste, pela Eslováquia, ao sul pela Áustria e a oeste, pela Alemanha.
A capital do país é a cidade de Praga, que também é a maior e mais populosa, com mais de um milhão de habitantes. VIC/ADR