Luanda – As autoridades angolanas reafirmaram hoje, sexta-feira, o interesse em aprofundar as relações político-diplomáticas e de cooperação com os Estados Unidos da América, na base do respeito mútuo e da reciprocidade de vantagens.
Segundo o ministro das Relações Exteriores, Téte António, numa cerimónia celebrativa dos 30 anos das relações entre os dois países, Angola continuará a envidar esforços para fortalecer (…) a cooperação com os Estados Unidos da América (…) em benefício dos dois países e povos.
Reportou que o nível de trocas de visita, de consultas e das relações de cooperação nos diversos domínios demonstra a excelência das relações entre os dois países, almejando mais visitas ao nível do Chefes de Estados.
Salientou que os dois países tornaram-se parceiro estratégico de cooperação bilateral e multilateral, com a assinatura do “memorando de entendimento para o diálogo bilateral”, de 8 de Julho de 2010, com o objectivo de promover e aumentar a cooperação político-diplomática, económica e comercial, técnico-científica, de segurança e cultural.
Referiu que os dois países partilham laços de sangue, com a chegada de escravos africanos em território americano em 1619, muitos dos quais idos de Angola.
O ministro Téte António fez também alusão das celebrações, em Washington, dos 400 anos da chegada dos primeiros 20 escravos angolanos nos EUA, que nos últimos anos têm visitado o país.
Os dois países estabeleceram oficialmente relações diplomáticas a 19 de Maio de 1993. JFS |OHA