Luanda - O ministro das Relações Exteriores, Teté António, reafirmou, na sexta-feira, a necessidade da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) conformar a cooperação económica nos seus estatutos.
O também presidente em exercício do Conselho de Ministros da CPLP espera que a organização inclua, até Dezembro, a cooperação económica, nos estatutos a submeter a Cimeira dos Chefes de Estado da Comunidade.
O ministro discursava no encerramento da 27ª Reunião Ordinária do Conselho de Ministros da CPLP, cujo debate político centrou-se na Cooperação Económica.
Lembrou que desde que Angola assumiu a presidência “pro tempore” da CPLP para o biénio 2021-2023, sob o lema “Construir e Fortalecer um Futuro Comum e Sustentável”, tem defendido uma agenda político-diplomática assente na cooperação económica.
Adiantou que a nova visão estratégica da 2016-2026, alinhada às Agendas 2063 da União Africana e 2030 da ONU, constitue alicerces para o desenvolvimento sustentável dos países ao promoverem, entre outros, a cooperação económica e empresarial.
Reiterou o compromisso de Angola em contribuir para o reforço do papel da CPLP, enquanto organização internacional, no fortalecimento dos processos democráticos, com missões de observação eleitoral nos Estados membros.