Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Angola quer beneficiar do crescimento económico da Coreia do Sul 

    Angop logo
     Política           
  •  • Terça, 01 Abril de 2025 | 12h40

Luanda - Angola quer beneficiar do crescimento económico, da experiência na educação, indústria, agricultura, desenvolvimento tecnológico e inovação da Coreia do Sul, afirmou esta terça-feira, em Seul, o embaixador Sianga Abílio.

 

Segundo uma nota de imprensa, a afirmação foi proferida momentos depois de proceder à apresentação das Cartas Figuradas, que o designam como embaixador Extraordinário e Plenipotenciário de Angola na Coreia do Sul. 

As Cartas Figuradas foram entregues ao vice-ministro para os Assuntos Protocolares do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Coreia do Sul (MOFA), Kim Tae Jim.

Na ocasião, embaixador Sianga Abílio agradeceu a calorosa recepção e destacou os laços de amizade e de cooperação entre os dois Estados, garantindo que tudo fará para serem reforçados.

Reconheceu que a Coreia do Sul como um dos "tigres asiáticos, dado o seu rápido desenvolvimento económico, em diversas áreas do saber, pode ser um importante parceiro de Angola.

Por outro lado, o diplomata sul-coreano, Kim Tae Jim, desejou boas-vindas e uma boa missão ao representante angolano, bem como sucessos nas novas funções.

Manifestou satisfação por ter tido a oportunidade, na qualidade de chefe do Protocolo, de acompanhar de perto a visita efectuada pelo Presidente João Lourenço, à República da Coreia do Sul, em Abril de 2024. 

Kim Tae Jim considerou de "boa" a cooperação existentes entre os dois países, sobretudo no sector da indústria naval e no ramo dos investimentos.

Numa outra vertente, citou como exemplo outro lado, os programas de desenvolvimento, os projectos de Inovação e Segurança Pública em Angola e do Centro Industrial de Tecnologia Avançada, ambos financiados pelo Fundo de Cooperação para o Desenvolvimento Económico (EDCF), da Coreia do Sul.

Saudou a experiência diplomática do novo embaixador, no sector diplomático, assim como nos negócios por ter sido administrador de "uma grande empresa", a petrolífera Sonangol.

Antes da nomeação para a Coreia do Sul, Sianga Abílio exerceu as funções de embaixador de Angola no Quénia, e de não residente no Uganda, Sudão do Sul e na Somália, assim como representante junto dos Escritórios das Nações Unidas em Nairobi, VIC

 





Fotos em destaque


Notícias de Interesse

Mais de 200 campos livres de minas no Cuanza Norte

 Quinta, 03 Abril de 2025 | 18h53

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+