Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Angola pronta para a realização da Assembleia do FP-SADC 

     Política              
  • Luanda • Sexta, 28 Junho de 2024 | 14h18
Assembleia nacional de Angola
Assembleia nacional de Angola
Cedida

Luanda - O Palácio da Assembleia Nacional está pronto para a recepção, a partir desta segunda-feira, dos 250 delegados que irão participar na 55.ª Assembleia Plenária do Fórum Parlamentar da SADC (FP-SADC).

O evento vai decorrer até 07 de Julho, na capital angolana, sob o lema "O Papel dos Parlamentos na Promoção de Políticas de Energias Renováveis e na Criação de um Mercado Energético Regional Único”.

A presidente do parlamento angolano, Carolina Cerqueira, avaliou, esta sexta-feira, as condições humanas, materiais, técnicas, logísticas e de segurança para a realização do evento, no Palácio da Assembleia Nacional.

Carolina Cerqueira fez-se acompanhar da secretária-geral do FP-SADC, Boemo-Sekgoma, que deu nota positiva às condições postas à disposição dos delegados.

"Estou muito satisfeita, as condições são excelentes, são mesmo próprias para a realização dum evento do género", disse a secretaria-geral do FP-SADC que agradeceu a líder da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira, "por ter organizado tudo isto".

Transformação do FP-SADC em parlamento regional 

Angola defende o envolvimento de todos os membros na advocacia junto dos seus países para a tão almejada transformação do Fórum Parlamentar da SADC em Parlamento Regional. 

Boemo-Sekgoma enfatizou que Angola sempre liderou o processo da transformação do Fórum Parlamentar para um Regional que, no seu entender, deve continuar a apoiar os outros países para assinar o tratado que levará a região a ter um Parlamento da SADC.

Actualmente 11 países já assinaram o tratado, faltando apenas um para autorização da tratado da SADC para a criação do Parlamento regional.

Entretanto, o secretário-geral da Assembleia Nacional, Pedro Agostinho de Néri, ressaltou o facto de Angola ter respondido 100 por cento a toda pauta que lhe foi exigida para a realização da Assembleia do FP-SADC SADC, desde alojamento, transporte, tradução, transmissão em directo, entre outros aspectos.

Augurou, por outro lado, a necessidade da criação do Parlamento da SADC ainda no decurso deste ano."Vamos fazer fé que ainda este ano todos os países ratifiquem o acordo'.

Promoção das energias renováveis 

Segundo a organização, a escolha do lema para a realização da 55.ª Assembleia Plenária do Fórum Parlamentar da SADC (FP-SADC) sobre energias renováveis deve-se ao facto da região viver problemas energéticos consideráveis no que a sua produção diz respeito.

A actividade reserva um Simpósio sobre energias renováveis, que contará com a presença do ministro angolano da Energia e Águas, João Baptista Borges, da vice-presidente do FP-SADC, Marie Sabrina, entre outras personalidades.

O evento servirá para a apreciação dos relatórios das comissões permanentes da igualdade de género, promoção da mulher e desenvolvimento da juventude, do desenvolvimento humano e social.

A agenda inscreve também a análise dos avanços na democratização, boa governação e defesa dos direitos humanos nos países membros.

Consta a apreciação dos relatórios sobre o comércio, indústria, finanças e investimento, alimentação, agricultura e recursos naturais.

Durante cinco dias, os parlamentares passarão também em revista o relatório da comissão parlamentar regional de fiscalização das leis modelo, bem como a realização de um simpósio sobre energias renováveis e visitas a infra-estruturas sócio-económicas de Angola.

A SADC é uma Comunidade Económica Regional composta por 16 Estados-Membros, nomeadamente Angola, Botswana, Comores, República Democrática do Congo, Eswatini, Lesoto, Madagáscar, Malawi, Maurícias, Moçambique, Namíbia, Seychelles, África do Sul, República Unida Tanzânia, Zâmbia e Zimbabwe.

A organização tem como missão promover o crescimento económico sustentável e equitativo e o desenvolvimento socioeconómico, através de sistemas produtivos eficientes, de uma cooperação e integração mais profundas, da boa governação e de uma paz e segurança duradouras, para que a região emerja como um actor competitivo e eficaz nas relações internacionais e na economia mundial. DC/VIC 





Fotos em destaque

Presidente Joe Biden visita Angola na primeira semana de Dezembro

Presidente Joe Biden visita Angola na primeira semana de Dezembro

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h47

Angolana Maria do Rosário Lima designada embaixadora do G20 Social

Angolana Maria do Rosário Lima designada embaixadora do G20 Social

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h43

Início de voos de passageiros no AIAAN marca história da aviação civil  angolana

Início de voos de passageiros no AIAAN marca história da aviação civil angolana

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h36

Criadores do Sul de Angola asseguram 80% na redução da importação de carne

Criadores do Sul de Angola asseguram 80% na redução da importação de carne

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h32

Aviação Civil angolana premiada pela excelência no Egipto

Aviação Civil angolana premiada pela excelência no Egipto

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h24

Angola beneficia de mais de 100 milhões USD para combater alterações climáticas 

Angola beneficia de mais de 100 milhões USD para combater alterações climáticas 

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h14

Brasileiros admitem possibilidade de Angola ser celeiro mundial

Brasileiros admitem possibilidade de Angola ser celeiro mundial

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h06

Serviços Prisionais aumentam área de produção agrícola no Cunene

Serviços Prisionais aumentam área de produção agrícola no Cunene

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 11h57


Notícias de Interesse

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+