Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Angola projecta criação de Conselho Disciplinar Antidopagem

     Política              
  • Luanda • Segunda, 03 Junho de 2024 | 15h45
Ministro da Juventude e Desportos, Rui Falcão
Ministro da Juventude e Desportos, Rui Falcão
Joaquina Bento-ANGOP

Luanda - Angola vai instituir em breve um Conselho Disciplinar Antidopagem (CDA) com carácter "absolutamente independente", para adequação às normas exigidas na regulamentação internacional.

A criação deste órgão independente é uma exigência da Agência Mundial Antidopagem (WADA), no quadro da Proposta de Lei de Antidopagem no Desporto aprovada esta segunda-feira pelas comissões especializadas do Parlamento.


O diploma, que já tinha sido aprovado pelo órgão legislativo, em Março de 2024, regressou à "casa das leis" por ter se verificado algum desalinhamento entre o previsto na legislação e o exigido na regulamentação internacional.

Trata-se de uma ligeira adequação nos desalinhamentos que podem levar a sanções internacionais, incluindo a exclusão de atletas nacionais de competições internacionais e a perda de oportunidades de eventos desportivos de carácter internacional.

Segundo a fundamentação, ao Conselho Disciplinar Antidopagem (CDA) deverá ser garantido autonomia funcional, administrativa e financeira, bem como o seu seu carácter "absolutamente independente".


O órgão técnico-júridico terá competências para decidir sobre infracções disciplinares decorrentes de violações de normas antidopagem, quer em primeira instância quer em recurso.

De acordo com o ministro da Juventude e Desportos, Rui Falcão, a WADA exige que a proposta para a criação do Conselho Disciplinar Antidopagem deve ser da responsabilidade do departamento ministerial que tutela o desporto.

Esclareceu que este não é um caso específico para Angola, mas um regulamento igual para todos os países do mundo que integram o ciclo olímpico.

"Não há excepção nenhuma e nem vontade da organização mundial interferir nas questões jurídicas internas dos países, nós, enquanto membros daquele organismo, é que temos de nos conformar com eles e foi isso que fizemos", assegurou.

Rui Falcão explicou ainda que qualquer sanção aplicada pelo Conselho Disciplinar Antidopagem (CDA) não terá interferência de quem quer que seja, por isso o termo "absolutamente independente" exigido pela WADA.

Angola não foi sancionada

O ministro da Juventude e Desportos esclareceu que Angola não chegou a ser sancionada pela Agência Mundial Antidopagem (WADA), mas corria esse risco se não tivesse aprovado a Lei n.º 1/24, “mesmo sabendo que podia haver alguma insuficiência".


Lembrou que o único constrangimento que ocorreu em todo esse processo foi nos Jogos Africanos, que por deficiência de comunicação entre a WADA e o Comité Organizador se pôs à possibilidade de Angola não poder içar os seus símbolos, tendo a questão sido ultrapassada em 48 horas.

Laboratório de Antidopagem

No âmbito da proposta, a WADA exigiu que todas as análises e amostras devem ser realizadas por um laboratório credenciado ou aprovado por esse organismo internacional, de acordo com o estipulado no Código Mundial Anti-Dopagem.

A esse respeito, o governante informou que não há neste momento em África nenhum laboratório certificado pela WADA.

Fez saber que as amostras dos pré-testes e testes do país, actualmente, têm de ser remetidas à Europa e Ásia.

Centro de Medicina no Desporto

O titular da pasta da Juventude e Desportos manifestou, perante os legisladores, a necessidade de se aumentar o nível de organização interna do Centro Nacional de Medicina no Desporto.

"Não podemos continuar a ver atletas sancionados por uso de indevido de fármacos", vincou.

No último campeonato africano de Judo em que Angola participou, duas atletas foram apanhadas no controlo Anti-Doping.

A alteração da Lei de Antidopagem no Desporto tem como objectivo alinhar a legislação nacional com os padrões internacionais aplicáveis à matéria, especialmente com o Código Mundial Antidopagem e as normas da Agência Internacional Antidopagem (WADA).

A proposta pretende ajustar-se à realidade social, cultural e desportiva nacional, assim como harmonizá-la à Convenção Internacional contra a Dopagem no Desporto e ao Código Mundial Antidopagem.

Com a aprovação do diploma, o Executivo quer continuar a promover e a conduzir uma educação cultural e moral dos cidadãos, a protecção da saúde dos atletas, do pessoal de apoio e demais agentes desportivos, através da luta contra o uso de substâncias e métodos proibidos ou violação das normas antidopagem no desporto.

O documento, que vai à votação final global nos próximos dias, contém, entre outras matérias, a proibição da dopagem, responsabilidades do praticante, a lista de substâncias e métodos proibidos, acesso de controlo durante e fora das competições desportivas e o tratamento médico do desportista. DC/ART





Fotos em destaque

Presidente Joe Biden visita Angola na primeira semana de Dezembro

Presidente Joe Biden visita Angola na primeira semana de Dezembro

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h47

Angolana Maria do Rosário Lima designada embaixadora do G20 Social

Angolana Maria do Rosário Lima designada embaixadora do G20 Social

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h43

Início de voos de passageiros no AIAAN marca história da aviação civil  angolana

Início de voos de passageiros no AIAAN marca história da aviação civil angolana

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h36

Criadores do Sul de Angola asseguram 80% na redução da importação de carne

Criadores do Sul de Angola asseguram 80% na redução da importação de carne

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h32

Aviação Civil angolana premiada pela excelência no Egipto

Aviação Civil angolana premiada pela excelência no Egipto

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h24

Angola beneficia de mais de 100 milhões USD para combater alterações climáticas 

Angola beneficia de mais de 100 milhões USD para combater alterações climáticas 

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h14

Brasileiros admitem possibilidade de Angola ser celeiro mundial

Brasileiros admitem possibilidade de Angola ser celeiro mundial

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h06

Serviços Prisionais aumentam área de produção agrícola no Cunene

Serviços Prisionais aumentam área de produção agrícola no Cunene

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 11h57


Notícias de Interesse

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+