Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Angola procura consolidar papel activo na resolução de conflitos

     Política              
  • Luanda • Quinta, 30 Janeiro de 2025 | 07h30
Embaixador de Angola na Etiópia, Miguel Bembe discursa na 15ª Reunião Consultiva do Conselho de Paz e Segurança da UA
Embaixador de Angola na Etiópia, Miguel Bembe discursa na 15ª Reunião Consultiva do Conselho de Paz e Segurança da UA
DR

Luanda - Angola procura reforçar e consolidar o seu papel activo na prevenção, gestão e resolução pacífica dos conflitos, contribuindo para a promoção da paz, estabilidade, segurança e desenvolvimento em África e no mundo.

A afirmação foi feita esta quarta-feira, em Adis Abeba, Etiópia, pelo representante angolano na União Africana (UA), Miguel Bembe, na apresentação dos preparativos da 4ª Edição do Fórum Pan-Africano para a Cultura da Paz e não Violência -"Bienal de "2025".

De acordo com o diplomata angolano, a 4ª Edição programada para 2025, subordina-se ao lema “Honrar o Passado, Valorizar as Conquistas Alcançadas, Construindo a África que Queremos”, em harmonia com o tema da UA que é “Justiça para os Africanos e Afrodescendentes através de Reparações”.

Para Miguel Bembe, o fórum reforça o movimento Pan-Africano para a cultura de paz e não-violência, cria uma plataforma global de cooperação para prevenir a violência e promover a resolução pacífica de conflito, um espaço dinâmico de expressão da diversidade cultural africana.

Avançou que o mesmo serve, igualmente, para criar uma parceria multi-sectorial, no sentido de apoiar projectos sustentáveis e bem sucedidos no domínio da paz, estabilidade e segurança.

Lembrou que a presente edição coincide com a comemoração do 50º aniversário da Independência de Angola, a 11 de Novembro, sob o lema “Angola 50 Anos: Preservar e valorizar as conquistas alcançadas, construindo um futuro melhor”.

Angola assume em Fevereiro a presidência rotativa da União Africana (2025-2026), com o lema “Infra-estruturas e Capital Humano: Principais Factores de Desenvolvimento Integral de África”, fortalecendo, assim, as bases para a paz e o desenvolvimento sustentável no continente. 

A Bienal de Luanda foi instituída por decisão da 24.ª Sessão Ordinária da Conferência dos Chefes de Estado e de Governo da UA, realizada em Janeiro de 2015, em Adis Abeba, numa iniciativa conjunta de Angola, UNESCO e da organização continental. VIC





Fotos em destaque

Governo entrega primeira fase do Campus Universitário do Dondi (Huambo)

Governo entrega primeira fase do Campus Universitário do Dondi (Huambo)

 Quinta, 06 Fevereiro de 2025 | 11h23


Notícias de Interesse

Suécia não descarta enviar forças de paz para a Ucrânia

 Segunda, 17 Fevereiro de 2025 | 09h41

Ana Dias Lourenço defende mulheres na liderança

 Segunda, 17 Fevereiro de 2025 | 09h30

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+