Luanda - Angola está disponível para o desenvolvimento de parcerias sólidas, com vista a garantir a sustentabilidade das relações comerciais e de negócios com a Argentina, no âmbito da cooperação bilateral.
De acordo com uma nota de imprensa do Ministério das Relações Exteriores (MIREX), a que a Angop teve acesso, esta quinta-feira, o desejo foi expresso durante um encontro entre o embaixador de Angola na Argentina, Azevedo Xavier Francisco e uma delegação da Assembleia Nacional deste país sul-americano, realizado em Buenos Aires.
A oportunidade serviu para Azevedo Xavier Francisco e os parlamentares argentinos, chefiados pela deputada Débora Indarte, avaliarem o estado da cooperação, nomeadamente o seu incremento, nas áreas de atracção de investimento, com foco para o turismo e o agronegócio.
Os avanços alcançados nos domínios da construção, habitação, a estabilidade macroeconómica e a promoção de emprego foram igualmente aflorados pelo diplomata angolano.
As relações entre os governos de Angola e da Argentina são tidas como profícuas, com destaque para a colaboração nos ramos da agro-pecuária, indústria, energia e infra-estruturas.
Angola e Argentina têm estabelecidas oficialmente relações político-diplomáticas desde 27 de Agosto de 1985, data que marcou o início de um relacionamento institucional fluído e com benefícios visíveis para ambos os países.
De um modo geral, as relações entre os dois países são consideradas dinâmicas e diversificadas, reflectidas nos quinze (15) instrumentos jurídicos existentes, destacando-se o “Acordo Geral de Cooperação Económica, Científica, Técnica e Cultural”, assinado aos 27 de Agosto de 1985. FMA/ADR