Luanda - O Presidente de São Tomé e Princípe, Carlos Manuel Vila Nova, inicia, na segunda-feira, uma visita de estado a Angola.
Carlos Vila Nova, que chegou na noite deste domingo a capital angolana, foi recebido, no aeroporto internacional 4 de Fevereiro, pelo ministro das Relações Exteriores, Téte António.
O presidente de São Tomé e Princípe vai reunir com o seu homologo angolano e participar da sessão plenária da Assembleia Nacional, onde vai discursar e assinar o Livro de Honra.
Angola e São Tomé e Príncipe formalizaram a cooperação em Fevereiro de 1978, através do Acordo Geral de Amizade e de Cooperação, e da Comissão Mista Bilateral criada em Janeiro de 1980.
Em 1995 rubricaram um acordo de Protecção Recíproca de Investimentos, com vista à criação de condições favoráveis para estimular as iniciativas privadas e intensificar a cooperação económica entre os dois Estados.
Em 2019 foram identificadas áreas para uma nova estratégia de cooperação, entre as quais o turismo, transporte e a exploração dos hidrocarbonetos que os dois países fazem em offshore.
Acto contínuo foi formalizado a Comissão Mista Bilateral criada em Janeiro de 1980 que realizou a sua Sexta e última sessão, em Luanda, em Novembro de 2007.
Os dois países são membros da Comunidade de Língua Portuguesa (CPLP) e também da Comissão do Golfo da Guiné (CGG) e mantêm relações políticas, diplomáticas, entre outras.
A República de São Tomé e Príncipe, um país insular africano perto da linha do equador, faz parte de uma cadeia vulcânica com rochas e formações de corais impressionantes, além de florestas tropicais e praias.