Luanda - O presidente do Comité de Embaixadores da Organização de Estados de África, Caraíbas e Pacífico (ACP), Mário de Azevedo Constantino, orientou, quinta-feira, uma sessão especial do órgão que dirige.
Em nota, a organização refere que a sessão, que decorreu em Bruxelas, Bélgica, recebeu o Presidente da Guiné Bissau, Umaro Sissoco Emalo, que efectua uma visita de trabalho àquele país.
No seu discurso de boas vindas, o embaixador Mário de Azevedo Constantino, destacou, entre outros aspectos, a implementação da nova parceria na economia e as iniciativas de recuperação no período pós Covid-19.
Segundo Mário de Azevedo Constantino a visita do Presidente Umaro Sissoco Embalo coincide com um período importante na vida da Organização, que está a trabalhar na operacionalização as disposições do Acordo de Georgetown revisto e, ao mesmo tempo, aprimorar a cooperação inter-regional.
De acordo com o presidente do Comité de Embaixadores, na sequência da rubrica do novo Acordo de Parceria ACP e União Europeia (UE), a organização está a trabalhar para criar estruturas e mecanismos necessários para a sua efectivação.
No entender do diplomata angolano, o novo Acordo abre espaço para a cooperação com a UE e obriga os países da organização a colocar em prática os princípios da subsidiariedade, complementaridade e proporcionalidade, o que acrescenta valor nas relações Intra ACP.
O Presidente do Comité de Embaixadores defendeu que o novo Acordo reforçará as agendas continentais e regionais, como a Agenda 2063 em África, e contribuirá para o aprofundamento e alargamento da integração regional nas Caraíbas e no Pacífico.
A República de Angola iniciou a 01 de Agosto, e por um período de seis meses, a presidência do Comité de Embaixadores e o Conselho de Ministros da ACP.