Luanda - A presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira, deslocou-se esta terça-feira a Porto Louis, República da Maurícia, para participar na 54.ª Assembleia Plenária do Fórum Parlamentar da SADC.
A referida Plenária vai reunir, de 22 a 26 deste mês de Novembro, os líderes dos parlamentos da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC) para discutirem questões sobre as alterações climáticas e calamidades a nível do continente.
A mesma terá como tema central "O Papel dos Parlamentos na Promoção da Cooperação para a Melhoria da Redução do Risco de Desastres e Planeamento da Recuperação na Região da SADC".
Em declarações à imprensa, no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, Carolina Cerqueira disse que o encontro servirá também para se coordenar a promoção de medidas que atenuem os efeitos das calamidades e das alterações climáticas.
A presidente da Assembleia Nacional explicou que durante o certame se vai aprovar alguns importantes instrumentos que permitirão os parlamentos terem acção activa e participativa na mitigação desses problemas.
"Angola leva como proposta, questões relacionadas com as iniciativas nacionais que têm vindo a serem desenvolvidas pelo Executivo Angolano para mitigar os efeitos das alterações climáticas", adiantou a parlamentar.
Essas acções visam, igualmente, sustentar o desenvolvimento através de iniciativas que possam promover a economia azul e a participação directa das populações, sobretudo da juventude, na mitigação desses problemas climatéricos.
"Nós temos como pontos fortes o Acordo de Paris a que nós aderimos, o Protocolo de Quioto e também os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e o Plano das Nações Unidas para o Milénio em defesa do ambiente", destacou.
Carolina Cerqueira informou que, nessa Assembleia, Angola deverá ser escolhida para futuramente presidir o Fórum Parlamentar da SADC, pelo que, na qualidade de presidente do Parlamento Angolano está a levar efectivamente o acordo do país em relação a esta decisão institucional.
O Fórum Parlamentar da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC PF) foi criado em 1997, em conformidade com o Artigo 9 (2) do Tratado da SADC como uma instituição autônoma da região.
É um órgão interparlamentar regional composto por 15 parlamentos representando mais de 3500 parlamentares na região da África Austral. SL/MDS