Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Angola preocupada com aumento da violência do Médio Oriente

     Política              
  • Luanda • Quinta, 02 Novembro de 2023 | 18h54
Embaixador Francisco da Cruz
Embaixador Francisco da Cruz
Cedida

Nova Iorque - Angola manifestou-se, quarta-feira, preocupada com o aumento exponencial da violência no Médio Oriente, desde o ataque de 7 de Outubro.

O posicionamento do país foi expresso pelo representante permanente de Angola junto das Nações Unidas, em Nova Iorque, embaixador Francisco José da Cruz, durante a Décima Sessão Especial de Emergência da Assembleia Geral da ONU sobre as “Acções ilegais israelitas em Jerusalém Oriental ocupada e no resto do Território Palestiniano Ocupado”.

Na ocasião, afirmou que Angola condena o terrorismo em todas as suas formas e manifestações, independentemente das suas motivações ou intervenientes, realçando que o conflito no Médio Oriente piora a cada dia o sofrimento humano e a ceifa a vida de civis inocentes, incluindo mulheres e crianças.

Disse que o país manifesta-se também alarmado com a probabilidade da crise de Gaza transformar-se num conflito regional, com implicações perigosas para a paz e a estabilidade internacionais.

Na sua óptica, a comunidade internacional deve mitigar esses riscos, instando todas as partes a exercerem contenção, acalmarem a escalada e respeitarem as normas do direito internacional.

“A única forma viável de alcançar uma paz duradoura é através do diálogo e da resolução pacífica de litígios”, frisou.

Foi neste contexto que, segundo Francisco José da Cruz, Angola apoiou a Resolução da Assembleia Geral da ONU aprovada no dia 27 de Outubro último, que, entre outras mensagens fundamentais, apela a uma trégua humanitária imediata, duradoura e sustentável que conduza à cessação das hostilidades e à libertação imediata e incondicional de todos os reféns civis.

A referida resolução exige ainda a fornecimento imediato, contínuo, suficiente e sem entraves de bens e serviços essenciais aos civis através da Faixa de Gaza, ao abrigo do direito humanitário internacional.

Reafirma que uma solução justa e duradoura para o conflito israelopalestiniano só pode ser alcançada por meios pacíficos, com base nas resoluções pertinentes das Nações Unidas e em conformidade com o direito internacional, e com base na solução de dois Estados.

Durante a sua intervenção, enalteceu o trabalho humanitário realizado pelo pessoal da ONU em condições muito difíceis e desafiantes para salvar vidas, o que demonstra o seu compromisso inabalável com os valores da dignidade humana e da solidariedade internacional.

Para o diplomata,  os actuais desafios de paz e segurança no Médio Oriente demonstram a urgência de dar prioridade à busca de uma solução justa e sustentável, baseada na aplicação das resoluções relevantes das Nações Unidas e do direito internacional, com o objectivo de alcançar os dois Estados - Israel e Palestina - vivendo lado a lado em paz e segurança, dentro de fronteiras internacionalmente reconhecidas.

Adiantou que as Nações Unidas continuam a ser a melhor esperança e a última fronteira para a pacificação e a manutenção da paz, para prevenir conflitos e resolver disputas internacionais. Porém, ressaltou que esses desafios reforçam a convicção de Angola sobre a necessidade urgente de reforma do sistema das Nações Unidas, especialmente o seu Conselho de Segurança, para torná-lo eficaz, representativo e inclusivo, e capaz de fortalecer o multilateralismo como forma de lidar com ameaças comuns e interligadas para preservar a paz e a segurança mundiais. ART





Fotos em destaque

Presidente Joe Biden visita Angola na primeira semana de Dezembro

Presidente Joe Biden visita Angola na primeira semana de Dezembro

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h47

Angolana Maria do Rosário Lima designada embaixadora do G20 Social

Angolana Maria do Rosário Lima designada embaixadora do G20 Social

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h43

Início de voos de passageiros no AIAAN marca história da aviação civil  angolana

Início de voos de passageiros no AIAAN marca história da aviação civil angolana

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h36

Criadores do Sul de Angola asseguram 80% na redução da importação de carne

Criadores do Sul de Angola asseguram 80% na redução da importação de carne

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h32

Aviação Civil angolana premiada pela excelência no Egipto

Aviação Civil angolana premiada pela excelência no Egipto

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h24

Angola beneficia de mais de 100 milhões USD para combater alterações climáticas 

Angola beneficia de mais de 100 milhões USD para combater alterações climáticas 

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h14

Brasileiros admitem possibilidade de Angola ser celeiro mundial

Brasileiros admitem possibilidade de Angola ser celeiro mundial

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h06

Serviços Prisionais aumentam área de produção agrícola no Cunene

Serviços Prisionais aumentam área de produção agrícola no Cunene

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 11h57


Notícias de Interesse

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+