Luanda - O ministro angolano das Relações Exteriores, Téte António, apelou, esta segunda-feira, em Bruxelas, Bélgica, aos membros da Organização de Estados de África, Caraíbas e Pacífico (OEACP) a manterem-se mais unidos, tendo em conta a actual conjuntura internacional.
Para o diplomata, que falava na 115ª Sessão do Conselho de Ministros da OEACP, a organização não pode ficar à margem dos conflitos que afectam directa ou indirectamente alguns países membros, mas a manterem-se unidos.
Por outro lado, Téte António mostrou-se preocupado com a questão das contribuições por parte dos Estados- membros, reconhecendo que a pandemia da covid-19 causou o desacelerar da economia mundial.
A 115ª Sessão do Conselho de Ministros da OEACP começou esta segunda-feira, na capital do Reino da Bélgica, Bruxelas, para analisar, até terça-feira, entre outros assuntos, o estado de preparação da Décima Cimeira de Chefe de Estado e de Governo a decorrer de 6 a 10 de Dezembro, em Luanda.
Os trabalhos que estão a ser dirigidos por Amery Browne, ministro dos Negócios Estrangeiros de Trindade e Tobago, vão ainda servir para abordar a parceria com a União Europeia (UE), o estado de implementação do acordo de Georgetown revisto e o exercício financeiro 2023 para o funcionamento do secretariado da organização.
A Organização dos Estados da África, Caraíbas e Pacífico é uma organização internacional, resultante da evolução do Grupo ACP, que congrega 79 Estados-Membros oriundos de três Continentes.