Luanda – Uma delegação angolana, chefiada pela secretária de Estado para as Relações Exteriores, Esmeralda Mendonça, participou, esta quarta-feira, da reunião extraordinária do Comité Ministerial do Órgão de Política, Defesa, Segurança e Cooperação da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC).
O encontro decorreu sob o lema “Promovendo a paz e a segurança na região da SADC” e contou com o secretário de Estado para Política de Defesa Nacional, José Maria de Lima, a embaixadora extraordinária e plenipotenciária de Angola na República da Namíbia, Jovelina Imperial, e altos funcionários dos ministério da Defesa e Veteranos da Pátria e das Relações Exteriores.
O evento serviu para discutir a situação política e de segurança na região, bem como o fortalecimento dos processos democráticos, suas regras e leis da região da SADC.
A sessão de abertura foi orientada pela vice-primeira-ministra e ministra das Relações Internacionais e Cooperação da Namíbia, Netumbo Nandi-Ndaitwah, que felicitou os governos de Angola e do Lesotho pela forma pacífica como realizaram as suas eleições gerais neste ano.
Para a também presidente do Comité Ministerial do órgão da SADC, os processos demonstraram a vontade do povo dentro dos princípios democráticos defendidos pelos países da comunidade.
A reunião serviu igualmente para analisar a situação na RDC face aos ataques do M23, num relatório com informações de actos negativos que perigam a segurança, estabilidade, paz e, consequentemente, o desenvolvimento económico da região.
A Namíbia preside ao Órgão de Política, Defesa, Segurança e Cooperação da SADC, responsável por promover a paz e segurança nesta região.
A SADC é composta por dezasseis países, concretamente Angola, África do Sul, Botswana, Comores, República Democrática do Congo, Lesoto, Madagáscar, Malawi, Maurícias, Moçambique, Namíbia, Seicheles, Eswatíni, Tanzânia, Zâmbia e Zimbábwe.