Luanda - O chefe da diplomacia angolana, Téte António, está em Oran, Argélia, onde participa até segunda-feira, no 10º Seminário Anual de Alto Nível sobre a Promoção da Paz e Segurança em África.
De acordo com uma nota de imprensa, o denominado “Processo de Oran” é de âmbito ministerial e conta com a participação dos países membros do Conselho de Paz e Segurança, funcionários da União Africana e das Nações Unidas, parceiros, amigos e convidados.
Este ano assinala-se o décimo aniversário deste importante evento, que tem sido uma plataforma de cooperação e colaboração nos esforços do continente africano em promover, articular e defender posições comuns sobre questões de Paz e Segurança.
O “Processo de Oran” foi adoptado pelo Conselho de Paz e Segurança (CPS),na sua 397ª reunião realizada em 23 de Setembro de 2013, ao nível de Chefes de Estado e de Governo, na cidade norte-americana de Nova Iorque.
Durante esta reunião foi analisada a importância da parceria entre a União Africana (UA) e as Nações Unidas (ONU) na área de paz e segurança, tendo decidido a necessidade de mais interação entre o Conselho de Paz e Segurança e os Países Africanos no Conselho de Segurança da ONU. FMA/VIC/ASS