Luanda - Uma delegação da Assembleia Nacional (AN) participa, desde segunda-feira, em Maceió, Estado de Alagoas (Brasil), na I Reunião de Mulheres Parlamentares do P20, fórum do Poder Legislativo do G20.
De acordo com uma nota de imprensa, a deputada Aia-Eza da Silva, que chefia a delegação angolana, considerou o evento como importante, pois está a discutir tópicos ligados às mulheres a nível mundial.
Indicou a sustentabilidade climática e políticas sensíveis ao género, a participação de mulheres na política, a representatividade feminina em espaços de decisão e o combate à desigualdade como temas em discussão durante os dois dias da reunião.
O encontro, que decorre sob lema "Construindo um mundo justo e um planeta sustentável" e aberto por Artur Lira, presidente da Câmara dos Deputados do Brasil e presidente dos parlamentares do G20, pretende ampliar a participação de deputadas e senadoras nas pautas do grupo das maiores economias do mundo.
Cerca de 30 delegações de organizações internacionais e parlamentos nacionais estão presentes na reunião, que debate várias temáticas ligadas ao clima, à inclusão social, ao combate à fome e pobreza e à reforma global das instituições.
A delegação parlamentar angolana, que integra os deputados Helena Marciano e Isidro Chindondo, assistiu à inauguração de uma exposição intitulada “Mulheres no Poder”.
O G20 é o grupo das 19 principais economias do mundo, nomeadamente, Estados Unidos da América, China, Alemanha, Rússia, Reino Unido, França, Japão, Itália, índia, Brasil, África do Sul, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Canadá, Coreia do Sul, Indonésia, México, Turquia, mais a União Europeia e a União Africana. VIC