Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Angola participa no 9º Fórum de Cooperação China-África

     Política              
  • Luanda • Quinta, 05 Setembro de 2024 | 09h21
Fórum de Cooperação China-Africa
Fórum de Cooperação China-Africa
DR

Luanda - O ministro das Relações Exteriores, Téte António, representou esta quinta-feira, em Beijing, o Presidente da República, João Lourenço, no 9º Fórum de Cooperação China-África (FOCAC).

A cerimónia oficial do evento foi orientada pelo Presidente da  China, Xi Jinping, e contou com as intervenções de vários chefes de Estados africanos.

Na ocasião, Xi Jinping afirmou  que a União Africana (UA) é uma bandeira que orienta a unidade e o auto-fortalecimento de África e importante plataforma para a cooperação internacional.

O estadista chinês disse também que o seu país está pronto a elevar a comunidade China-África com um futuro compartilhado a um novo nível, considerando África como uma grande prioridade para a diplomacia do país.

Por esta razão, assegurou estar disposto a aumentar o intercámbio político, aprofundar a confiança mútua estratégica, compartilhar experiências e promover o desenvolvimento comum com o continente africano.

Segundo Xi Jinping, a China e a África “são a força firme para defender os direitos e interesses legítimos dos países em desenvolvimento, assim como defender os propósitos da Carta da ONU, salvaguardar o multilateralismo, a equidade e a justiça Internacional”.

Um milhão de empregos

Durante o seu discurso, o Presidente da China prometeu apoiar África com 360 mil milhões de yuan (45,8 mil milhões de euros) até 2027 e ajudar a criar um milhão de empregos no continente africano.

Xi prometeu ainda que o país irá investir pelo menos 70 mil milhões de yuan (8,9 mil milhões de euros) no bloco africano.

Afirmou que o país está pronto para aprofundar a cooperação com o continente no domínio económico, sublinhando que “as relações entre a China e África vivem o melhor período da história.

No seu entender, a China e a África devem permanecer unidas e defender os seus direitos legítimos num momento em que o mundo está a passar por mudanças sem precedentes.

Anunciou 30 projectos de infra-estruturas e renovou a promessa de aumentar as importações agrícolas de África, intenção que já tinha manifestado na edição anterior do FOCAC, em Dacar, em 2021.

O dirigente enfatizou ainda que a China ajudará África a "promover a modernização ecológica, o desenvolvimento verde e a transição para a tecnologia de baixo carbono".

Informou  também que a China vai doar mil milhões de yuan (127 milhões de euros) em ajuda militar a África, bem como dar formação a seis mil militares.

A China é o maior parceiro comercial do continente africano, com o comércio bilateral a atingir 167,8 mil milhões de dólares (151,8 mil milhões de euros) na primeira metade do ano, de acordo com a imprensa oficial chinesa.

No total, 50 líderes de países africanos e o secretário-geral da ONU, o português António Guterres, estão presentes na cimeira, de acordo com a imprensa chinesa.

O FOCAC, que decorre até sexta-feira, serve para as duas partes aumentarem a unidade e a cooperação entre os países em desenvolvimento, reforçar a força do Sul Global, defender conjuntamente a equidade e a justiça internacionais e promover a paz e o desenvolvimento do mundo.

Desde o início do estabelecimento das relações diplomáticas entre a China e o continente africano, em 1950, a cooperação entre a África e o gigante asiático têm testemunhado uma evolução contínua na arena internacional.

O Fórum foi estabelecido como um mecanismo de consulta de diálogo conectivo, além de representar um passo orientado para o futuro da cooperação entre as partes, e um modelo importante no âmbito da cooperação Sul-Sul, em busca de um desenvolvimento comum. FMA/ART

 





Fotos em destaque

Presidente Joe Biden visita Angola na primeira semana de Dezembro

Presidente Joe Biden visita Angola na primeira semana de Dezembro

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h47

Angolana Maria do Rosário Lima designada embaixadora do G20 Social

Angolana Maria do Rosário Lima designada embaixadora do G20 Social

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h43

Início de voos de passageiros no AIAAN marca história da aviação civil  angolana

Início de voos de passageiros no AIAAN marca história da aviação civil angolana

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h36

Criadores do Sul de Angola asseguram 80% na redução da importação de carne

Criadores do Sul de Angola asseguram 80% na redução da importação de carne

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h32

Aviação Civil angolana premiada pela excelência no Egipto

Aviação Civil angolana premiada pela excelência no Egipto

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h24

Angola beneficia de mais de 100 milhões USD para combater alterações climáticas 

Angola beneficia de mais de 100 milhões USD para combater alterações climáticas 

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h14

Brasileiros admitem possibilidade de Angola ser celeiro mundial

Brasileiros admitem possibilidade de Angola ser celeiro mundial

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h06

Serviços Prisionais aumentam área de produção agrícola no Cunene

Serviços Prisionais aumentam área de produção agrícola no Cunene

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 11h57


Notícias de Interesse

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+