Luanda - O ministro das Relações Exteriores, Téte António, encontra-se desde esta quinta-feira em Díli, para participar das comemorações do 25º aniversário da Consulta Popular de Timor Leste.
De acordo com uma nota de imprensa enviada à ANGOP, a efeméride, a assinalar-se sexta-feira, 30 de Agosto, marca o ponto de viragem na história de Timor-Leste, e será assinalada com uma série de eventos em todo o país.
A data comemora-se para destacar o papel crucial dos timorenses na conquista da sua independência.
Em Díli, as celebrações incluem uma sessão solene no parlamento nacional, um talk-show especial com a participação do Presidente da República, do Chefe do Governo e do Secretário-Geral das Nações Unidas .
Vai ainda contar com um jantar oficial no Palácio Nobre de Lahane, com a presença de várias individualidades internacionais, entre as quais se destacam antigos chefes de Estado e de Governo, além de governantes e outras personalidades de relevo.
Angola e Timor-Leste estabeleceram relações bilaterais, em Maio de 2002. De lá para cá, as partes têm vindo a desenvolver uma série de políticas e consultas públicas, com vista a fortalecer os laços no âmbito do interesse mútuo.
Em Julho deste ano, os dois países assinaram três acordos de cooperação nomeadamente de isenção de vistos para portadores de passaportes diplomáticos e oficiais em serviço, de consultas políticas bilaterais e de estudos diplomáticos.
Os acordos foram assinados no âmbito da visita a Angola do Presidente timorense, José Ramos-Horta.
Angola abriu este ano a sua embaixada em Díli, sendo que Timor-Leste deverá abrir a sua em Luanda, brevemente, depois de entregue, em Julho último, ao Presidente Ramos-Horta, as instalações onde funcionarão os serviços diplomáticos.
Timor-Leste é um país localizado na ilha de Timor, no Sudeste da Ásia. A sua capital é a cidade de Dili.
O país apresenta clima tropical e terrenos montanhosos. Nele, vivem 1,3 milhão de habitantes, a maioria deles na zona rural timorense. Foi colônia portuguesa até o ano de 1975, quando conquistou a sua independência.FMA/ART