Luanda - Angola participa em Genebra (Suíça), desde esta quarta-feira, no 2° Fórum Global sobre refugiados, que decorre até sexta-feira (15), com uma delegação multisectorial chefiada pelo ministro do Interior, Eugénio Laborinho.
De acordo com uma nota a que a ANGOP teve acesso, a delegação angolana integra igualmente as secretárias de Estado para as Relações Exteriores, Esmeralda Mendonça, e para os Direitos Humanos e Cidadania, Ana Celeste Januário, assim como a representante permanente de Angola junto das Nações Unidas e de outras Organizações Internacionais em Genebra, Margarida Izata.
Fazem ainda parte da delegação quadros seniores técnicos dos ministérios do Interior, Relações Exteriores, Justiça e Direitos Humanos, Acção Social Família e Promoção da Mulher, bem como diplomatas da Missão Permanente de Angola em Genebra.
De acordo com a agenda do evento, Angola vai intervir quinta-feira (14), na plenária, com a apresentação dos progressos obtidos com a implementação dos diferentes compromissos assumidos no primeiro fórum realizado em 2019.
O fórum global de 2023 é convocado, conjuntamente, por cinco Estados nomeadamente, a Colômbia, França, Japão, Jordânia e Uganda, e co-organizado pelo governo da Suíça e o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados - ACNUR.
Trata-se do principal acordo global, onde os Estados e outros actores interessados se reúnem de quatro em quatro anos para fazer o balanço dos progressos realizados e projectar novas contribuições para ajudar a alcançar os objectivos do Pacto. SC