Luanda - A secretária de Estado para as Relações Exteriores, Esmeralda Mendonça, participa esta quarta-feira, em Nova Iorque, na sessão do Conselho de Segurança das Nações Unidas sobre a situação na Região dos Grandes Lagos.
De acordo com uma nota de imprensa, enviada à ANGOP, Esmeralda Mendonça, vai intervir no encontro que servirá para apresentação do Relatório Semestral do secretário-geral da ONU sobre a evolução da situação na República Democrática do Congo (RDC).
Caberá ao enviado especial do secretário-geral para a Região dos Grandes Lagos, Huang Xia, prestar informações sobre a implementação do Acordo Quadro de Paz, Segurança e Cooperação de 2013 (PSC-F) para a RDC e a Região dos Grandes Lagos.
Desde a última reunião do Conselho sobre a região, em Setembro de 2023, a situação de segurança no leste da RDC deteriorou-se significativamente.
Angola tem vindo a desenvolver esforços ao mais alto nível no sentido de desanuviar a tensão entre a RDC e o Rwanda, visando promover uma solução política para o conflito.
Neste contexto, o Presidente da República, João Lourenço, manteve encontros, em separado, em Luanda, com os seus homólogos da RDC e do Rwanda, respectivamente, nos dias 27 de Fevereiro e 11 de Março do ano em curso, tendo os dois líderes acordado em reunirem-se para conversações directas.
Nesta deslocação a Nova Iorque, a embaixadora Esmeralda Mendonça, que representa o ministro das Relações Exteriores, Téte António, faz-se acompanhar da directora dos Assuntos Multilaterais, Sara Silva. VIC