Luanda - Angola participa, desde hoje até terça-feira, em Kampala, Uganda, na reunião técnica preparatória da 19ª Cimeira do Movimento dos Não-Alinhados, a acontecer nos próximos dias.
De acordo com uma nota de imprensa a que a ANGOP teve acesso, nos próximos dois dias, os delegados deverão trabalhar em duas comissões, uma para assuntos políticos e outra sobre economia e questões sociais, que têm a missão de preparar a documentação para a reunião ministerial de 17 e 18 de Janeiro de 2024.
O trabalho das delegações técnicas de 120 países e de organizações observadoras do Movimento dos Não-Alinhados corresponde à primeira de três sessões específicas que integram o segmento ministerial e a 19ª Cimeira do Movimento dos Não-Alinhados, agendada para 19 e 20 de Janeiro de 2024, em Kampala.
A equipa técnica angolana é composta pelos embaixadores Sara Silva, directora dos Assuntos Multilaterais do Ministério das Relações Exteriores, e Sianga Abílio, embaixador de Angola no Uganda, com residência no Quénia, além de funcionários do Ministério das Relações Exteriores e da missão diplomática.
O Movimento dos Não-Alinhados é um concerto de nações que, dentre vários objectivos de interesse geral, promove as relações de amizade entre os países, defendendo a resolução pacífica de litígios internacionais, além de apostar na protecção dos Direitos Humanos e do Ambiente. FMA/VIC