Addis Abeba – Angola participa, quinta-feira, em Addis Abeba, Etiópia, na 16ª Sessão Ordinária do Comité Técnico Especializado de Defesa, Protecção e Segurança (CTEDPS) da União Africana (UA).
O ministro da Defesa Nacional, Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, João Ernesto dos Santos “Liberdade”, chefia a delegação angolana que integra o secretário de Estado do Interior, José Paulino Cunha da Silva, e o representante permanente de Angola junto da União Africana e embaixador na Etiópia, Miguel César Domingos Bembe.
Integram igualmente a delegação, o Chefe do Estado-Maior General Adjunto das Forças Armadas Angolanas (FAA) para a Educação Patriótica, General José Maria Marques, o Chefe Adjunto do Serviço de Inteligência e Segurança Militar, Tenente General Adérito Nicolau, o Inspector-geral da Polícia Nacional, Comissário Inocêncio de Brito, e o Director de Intercâmbio e Cooperação do Serviço de Inteligência Externa, Manuel Camacho.
A sessão de hoje foi precedida pela 19ª Reunião dos Chefes do Estado-Maior General das Forças Armadas e dos Chefes dos Serviços de Protecção e Segurança dos países africanos, e pelo encontro de peritos, ocorridos nos dias 3 e 4 do corrente mês.
Espera-se que o CTEDPS faça a avaliação da base para a articulação das recomendações a nível político e estratégico para posterior consideração pelos Estados-Membros da União Africana, pelas Comunidades Económicas Regionais/Mecanismos Regionais e pela Comissão da União Africana (CUA) a fim de facilitar e padronizar a operacionalização da Força Africana em Estado de Alerta (FAEA) e a sua reconfiguração, em função das decisões políticas. ART