Luanda - Angola participou esta terça-feira, em Accra, Ghana, na VI Sessão Ordinária de Chefes de Estado e de Governo da Comissão do Golfo da Guiné (CGG), com uma delegação encabeçada pelo ministro da Defesa e Veteranos da Pátria, João Ernesto dos Santos “Liberdade”.
Os trabalhos da reunião foram presididos pelo Ministro da Defesa do Ghana, Dominic Nitiwul, em representação do Chefe de Estado ghanense, Nana Dankwa Akufo Addo, igualmente Presidente da Comissão do Golfo da Guiné.
O evento apreciou e aprovou o relatório das actividades do Secretariado Executivo no período de Maio de 2023 a Junho de 2024, em que se destacam as decisões da III Sessão Extraordinária da CGG realizada a 25 de Abril de 2023, em Accra, favorável ao alargamento do número de membros da Comissão para a totalidade dos 19 Estados costeiros da região.
Neste sentido, perspectivou-se um maior impacto na revisão do Tratado que institui a Comissão e na revitalização das acções da mesma, tendo em conta as ameaças persistentes na região.
Outrossim, a reunião também considerou as recomendações do Conselho de Ministros contidas no seu relatório, com a adoção do Plano de Acção da Comissão e o Orçamento para 2024, e as acções recomendadas no relatório das actividades do Secretariado Executivo entre 2023 e 2024. ART