Luanda - Angola participa, até sexta-feira (23), na III Conferência de Alto Nível das Nações Unidas sobre Combate ao terrorismo, que decorre em Nova Iorque, nos Estados Unidos da América (EUA).
A Conferência, iniciada segunda-feira, apresenta-se como uma oportunidade para a comunidade internacional renovar e desenvolver os actuais esforços multilaterais orientados para o combate ao terrorismo, sob os auspícios das Nações Unidas.
Durante a reunião, os chefes das agências de combate ao terrorismo e partes interessadas vão analisar as principais prioridades na luta contra esse mal, à luz dos quatro pilares da Estratégia Global da ONU, segundo uma nota do Ministério angolano das Relações Exteriores.
Sob o lema "Combater o terrorismo através do multila-teralismo revigorado e da cooperação institucional”, a Conferência servirá tambén como ponto de partida para a preparação da Nova Agenda para a Paz, proposta pelo Secretário-Geral da ONU.
Trata-se de uma agenda proposta por António Guterres no seu relatório sobre a "Nossa Agenda Comum”, documento que servirá, igualmente, para a Cimeira Africana de Luta contra o Terrorismo, prevista para 2024, na República Federativa da Nigéria.
A 3ª Conferência de Alto Nível sobre Combate ao Terrorismo enquadra-se nas actividades da Terceira Semana do Combate ao Terrorismo, que decorre de 19 a 23 de Junho.
A Semana do Combate ao Terrorismo é uma reunião bienal dos Estados-membros e dos parceiros internacionais na luta contra esse fenómeno. Para este ano estão previstos segmentos inter-relacionados, com cerca de 40 eventos paralelos.
Estratégia Global da ONU contra o Terrorismo
A Assembleia-Geral da ONU adoptou, por consenso, a Estratégia Global contra o Terrorismo da ONU a 8 de Setembro de 2006. O referido mecanismo é um instrumento global único para aumentar os esforços nacionais, regionais e internacionais para combater o terrorismo.
A Assembleia-Geral revisa a Estratégia a cada dois anos, tornando-a um documento sincronizado com as prioridades de combate ao terrorismo dos Estados-membros.
A delegação de Angola esta a ser chefiada pela secretária de Estado para as Relações Exteriores, Esmeralda Mendonça. FMA/AL