Luanda – Uma delegação angolana participa de 28 de Fevereiro a 2 de Março do corrente ano, na cidade de Roma (Itália), na conferência dos chefes de Estado Maior das Forças Armadas Africanas.
O evento é promovido pelo comando dos Estados Unidos para África (AFRICOM), sob o tema “como os nossos recursos e requisitos combinados afectam a nossa realidade, reputação e respostas”.
Segundo uma nota de imprensa da Embaixada de Angola na Itália, enviada esta terça-feira à ANGOP, o fórum reúne altas chefias militares africanas que vão abordar, entre outros assuntos, os desafios e oportunidades para que sejam consideradas as respostas colectivas e fortalecidas as relações que moldam o ambiente de segurança em África.
O reforço de parcerias para responder aos desafios das mudanças climáticas, insegurança alimentar, ameaças extremistas violentas e de grupos que procuram comprometer a governação e a segurança também estarão em voga neste certame.
A AFRICOM, na sigla inglesa, é um dos nove comandos de combate unificado regionais das Forças Armadas dos Estados Unidos, criado em 2007, pelo Departamento de Defesa americano. Tem a sua sede base em Kelley, Stuttgart, Alemanha, e é responsável pelas operações, relações militares e de segurança dos Estados Unidos da América e de 53 países africanos.
O referido comando coordena e implementa as políticas americanas no continente africano em termos de defesa e segurança, com destaque para prevenção e combate ao terrorismo, através do fortalecimento dos exércitos dos países parceiros na região.
A delegação angolana é chefiada pelo chefe do Estado-Maior das Forças Armadas Angolanas (FAA), Altino Carlos José dos Santos.OHA