Luanda - Angola participa, a partir deste sábado, na 35ª Sessão Ordinária da Assembleia de Chefes de Estado e de Governo da União Africana (UA), um evento que acontece em Addis Abeba, Etiópia.
Na cimeira, que encerra domingo, a delegação angolana é encabeçada pelo ministro das Relações Exteriores, Téte António, em representação do Presidente da República, João Lourenço.
Em nota de imprensa, o Ministério angolano das Relações Exteriores refere que a sessão será presidida pelo Chefe de Estado do Senegal, Macky Sall, que assumirá a Presidência da UA a partir de hoje (sábado), no âmbito da rotatividade geográfica regional.
De acordo com o programa da cimeira, estão agendadas para a sessão de abertura do evento as intervenções do Presidente da Comissão da UA, Moussa Faki Mahamat, do Primeiro-Ministro da Etiópia, Abiy Ahmed, e do Secretário-geral da Liga dos Estados Árabes, Ahmed Aboul-Gheit.
Na lista para intervenções estão, igualmente, o Secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, e o Presidente da Palestina, Mahmoud-Abbas.
O discurso de abertura será proferido pelo Presidente da República Democrática do Congo (RDC) e da União Africana, Félix Tshisekedi.
A Assembleia dos Chefes de Estado e de Governo é o órgão supremo de política e decisão da UA. É composto por todos os Chefes de Estado e de Governo dos Estados-Membros.
A Assembleia determina as políticas da UA, estabelece as suas prioridades, adopta o seu programa anual e supervisiona a implementação das suas políticas e decisões.
O Presidente da Assembleia é um Chefe de Estado ou de Governo eleito pelos pares, na Sessão Ordinária de Janeiro, para um mandato renovável de um ano.
Nesta 35ª Sessão Ordinária da Assembleia de Chefes de Estado e de Governo da União Africana, Angola será eleita 3ª Vice-Presidente da Mesa da Assembleia, em representação da Região Austral.
A presidência da Assembleia da UA é rotativa, repartida entre as cinco regiões do continente (Austral, Central, Ocidental, Oriental e Norte), por um mandato de um ano.
Este ano, a cimeira escolheu como tema "Reforçando Resiliência na Nutrição e Segurança Alimentar no Continente Africano: Fortalecimento dos Sistemas Agro-alimentares, Sistemas de Saúde e Protecção Social para a Aceleração do Desenvolvimento do Capital Humano, Social e Económico".