Luanda - O secretário de Estado do Interior, José Paulino da Silva, participa, em Nova Deli (Índia), de 18 a 21 do mês em curso, na 90ª Sessão da Assembleia Geral da Organização Internacional de Polícia Criminal (Interpol), que vai abordar as parcerias estratégicas e a segurança global.
De acordo com uma nota de imprensa, durante o encontro estará também sobre a da mesa matérias relativas à cooperação policial internacional, no âmbito da prevenção e combate ao crime transnacional organizado.
"A discussão dos princípios estruturantes da Interpol, designadamente, questões operacionais, avaliação global das ameaças, fortalecimento da resposta colaborativa aos crimes financeiros e corrupção, governação e processamento de dados, bem como policiamento adaptado ao novo cenário tecnológico", constam da agenda dos participantes.
Com mais de cem países membros, a Interpol é uma das maiores instituições internacionais, voltada para a assistência recíproca na prevenção e combate ao crime, através da troca de informações, recursos técnicos e promoção de operações policiais.
Angola foi admitida na organização em 1982, durante a realização da 51ª sessão da Assembleia Geral da Interpol, realizada em Outubro, em Torremolinos, Espanha.