Luanda – Angola participa, de 19 a 23 deste mês, em Nova Iorque (EUA), na III Conferência de Alto Nível das Nações Unidas sobre Combate ao Terrorismo.
Segundo nota da Missão Permanente de Angola junto das Nações Unidas chegada à ANGOP, a conferência apresenta-se como uma oportunidade para a comunidade internacional renovar e desenvolver os actuais esforços multilaterais, harmonizados e orientados para os resultados, na prevenção e combate ao terrorismo, sob os auspícios das Nações Unidas.
Durante dois dias, os Chefes das Agências de Combate ao Terrorismo e partes interessadas vão analisar as prioridades na luta contra o terrorismo, à luz dos quatro pilares da Estratégia Global da ONU.
A decorrer sob o lema “Combater o terrorismo através do multilateralismo revigorado e da cooperação institucional”, a conferência servirá como ponto de partida para a preparação da Nova Agenda para a Paz, proposta pelo Secretário-geral no seu relatório sobre a Agenda Comum e para a Cimeira Africana de Luta contra o Terrorismo, prevista para 2024, na República Federativa da Nigéria.
A conferência enquadra-se nas actividades da Terceira Semana do Combate ao Terrorismo, evento bienal dos Estados Membros e dos parceiros internacionais na luta contra o terrorismo.
Para este ano estão previstos segmentos inter-relacionados, com cerca de 40 eventos paralelos.
Estratégia Global da ONU Contra o Terrorismo
A Assembleia Geral da ONU adoptou, por consenso, a Estratégia Global Contra o Terrorismo da ONU a 8 de Setembro de 2006.
A estratégia é um instrumento global único para aumentar os esforços nacionais, regionais e internacionais para combater o terrorismo.
A Assembleia Geral revisa a Estratégia a cada dois anos, tornando-a um documento sincronizado com as prioridades de combate ao terrorismo dos Estados Membros.
Angola fará parte do evento com uma delegação a ser chefiada pela Secretária de Estado para as Relações Exteriores, Esmeralda Mendonça. VM