Luanda - Angola participou de 21 a 23 de Janeiro, em Taipei, Taiwan, no Workshop Internacional sobre combate às novas substâncias psicoativas e a investigação de transações financeiras ilícitas.
De acordo com uma nota de imprensa, o país foi representado pelo oficial do Serviço de Investigação Criminal (SIC) e mestre em Crimes Cibernéticos, Vladimir Congo.
A nota refere que o oficial foi convidado devido ao seu desempenho acadêmico exemplar, num evento promovido pela "Global Cooperation and Training Framework (GCTF)".
O encontro reuniu delegados de 44 países e serviu igualmente para debater questões críticas relacionadas com o combate ao crime organizado e à lavagem de dinheiro no mundo.
Além das discussões em painéis de alto nível, o programa incluiu visitas ao Laboratório de Ciências Forenses, à direcção das Alfândegas, à Universidade de Polícia de Taiwan e ao Museu Internacional de Polícia.
Os participantes promoveram durante três dias troca de experiência, considerados práticos e enriquecedores.
A margem do encontro, o especialista angolano ministrou uma palestra na Universidade de Polícia de Taiwan.
Na sua alocução, Vlademir Congo compartilhou experiências em investigação de crimes cibernéticos, recebendo elogios dos cadetes e autoridades presentes.
O GCTF é uma plataforma informal, apolítica e multilateral de contraterrorismo que contribui para a arquitectura internacional e lidar com o terrorismo.
Além do comprometimento dos 32 membros do GCTF, o fórum acolhe contribuições valiosas de países não membros, o caso de Angola, organizações internacionais e regionais, bem como de organizações da sociedade civil.VIC