Luanda - O presidente do Tribunal Supremo de Angola, Joel Leonardo, participa, de 27 a 29 deste mês, em Brasília (Brasil), no 11º Fórum dos Presidentes dos Supremos Tribunais dos Países e Territórios de Língua Portuguesa.
O encontro tem como lema “o judiciário e as novas tecnologias”, estando a intervenção de Angola aprazada ainda para esta segunda-feira, sobre o tema “a digitalização dos tribunais”, segundo uma nota do Tribunal Supremo a que Angop teve hoje acesso.
O fórum reúne presidentes dos tribunais Supremos, de Recurso, e de Última Instância de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, Região Administrativa Especial de Macau, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.
Trata-se de uma organização de concertação e de cooperação judiciária entre os órgãos judiciais de cúpula desses países que visa estimular o diálogo entre os respectivos supremos tribunais, magistrados e funcionários, tendo em vista, designadamente, a eficácia dos órgãos judiciais e o acesso dos cidadãos aos tribunais.
De igual modo, visa promover o intercâmbio de experiências e informações no domínio da cooperação judiciária, jurisprudencial e bibliográfica. VC