Luanda - A secretária de Estado para as Relações Exteriores, Esmeralda Mendonça, encontra-se, desde hoje, domingo, em Genebra, Suíça, para participar, de 9 a 13 de Outubro, da 74.ª sessão do Comité Executivo do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ExCom sigla em inglês).
Para este evento, Esmeralda Mendonça chefia uma delegação multisectorial angolana que integra a embaixadora Margarida Izata, representante da Missão Permanente junto da ONU, em Genebra, diplomatas da Missão Permanente, especialistas do sector humanitário afectos aos Ministério das Relações Exteriores e Ministério do Interior.
Uma nota de imprensa chegada hoje à ANGOP, refere que Angola participa pela primeira vez deste evento na qualidade de Estado-membro, após a sua eleição no passado dia 5 de Abril de 2023 , em Nova Iorque, como o 108° membro do ExCom.
Nesta sessão do Comité, Angola vai intervir no debate geral, que deverá centrar-se nas questões regionais e mundiais sobre os desafios da migração, bem como sobre a contribuição financeira voluntária plurianual do país junto dessa Agência da ONU.
Paralelamente ao programa da 74.º sessão do ACNUR, a delegação angolana tem, na agenda, diversos encontros, nomeadamente com Raouf Mazou, Alto-Comissário Adjunto para Operações do ACNUR, com a embaixadora dos Estados Unidos da América, com p ministro dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Comunidades da República Democrática de São Tomé e Princípe, Gareth Guadalupe, entre outras reuniões.
A ExCom é um órgão subsidiário da Assembleia Geral das Nações Unidas que entrou em funcionamento no dia 1 de Janeiro de 1959. PPA