Luanda - Diplomatas da Missão Permanente de Angola junto da Organização das Nações Unidas (ONU) e outras organizações internacionais, em Genebra (Suiça), participaram, terça-feira, na celebração anual do Dia Internacional dos Soldados da Paz, das Nações Unidas, sob o tema “A paz começa comigo”.
Organizado pelo serviço de informação das Nações Unidas em Genebra em colaboração com a associação internacional de peacekeeprs, o evento decorreu no memorial das Nações Unidas (Ariana park) no Palácio das Nações.
A cerimónia prestou homenagem “à dedicação, coragem e grande profissionalismo dos homens e mulheres que serviram e continuam a servir nas operações de manutenção da paz das Nações Unidas”, bem como honrar a memória daqueles que perderam a vida em defesa da paz.
Marcaram o momento, declarações da directora-geral do escritório da ONU em Genebra, Tatiana Valovaya, do presidente da associação internacional de pacificadores, Laurent Attar-Bayrou, e do representante permanente de Bangladesh, Mohammad Sufiur Rahman.
As celebrações do Dia Internacional dos boinas-azuis também conhecidos como “os agentes de esperança” marcam um dos mais importantes momentos da campanha global “A paz começa comigo”, uma iniciativa que ilustra o impacto das operações de paz da ONU e seus parceiros.
Actualmente, mais de 87 mil boinas-azuis, de 125 países, integram 12 operações de paz.
O histórico da ONU indica que, desde 1948, os boinas-azuis têm ajudado a prevenir conflitos em vários países, proteger civis, promover soluções políticas e apoiar processos democráticos incorporando a promoção dos direitos humanos, capacitação das instituições públicas e assegurar que as mulheres e os jovens liderem e participem nos processos de paz e de construção de nações. SC