Luanda - Angola participou esta, quarta-feira, em Malabo, capital da Guiné-Equatorial, na 25ª sessão do Conselho de Ministros da Comunidade Económica dos Estados da África Central (CEEAC).
A reunião é preparatória da XXV Conferência de Chefes de Estado e de Governo da referida organização.
De acordo com uma nota de imprensa que a ANGOP teve acesso, Angola fez-se representar pelo ministro da Defesa Nacional, Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, João Ernesto dos Santos "Liberdade".
Destinada a preparar os documentos fundamentais que deverão ser submetidos a apreciação na conferência, prevista para o dia 18, a reunião considerou os Relatórios dos Comités de Peritos e dos Comités Especializados de Ministros da CEEEAC.
Os relatórios retratam aspectos cruciais do processo de Integração Regional da Comunidade, com destaque para a reforma institucional da organização.
Igualmente considerou a revisão e elaboração normativa de políticas e criação/reordenamento das estruturas da agenda de Paz e Segurança da Sub-região, bem como da Sustentabilidade Financeira da organização para financiar os programas e operações.
Figuraram igualmente da agenda, a questão da integração, a operacionalização do Mercado Comum da CEEAC, assuntos económicos monetários e financeiros, bem como a consideração sobre a Racionalização das Comunidades Económicas Regionais.
A República da Guiné-Equatorial é o actual presidente em exercício da Comunidade, que é constituída por onze (Estados Membros, nomeadamente, Angola, Burundi, Congo, Camarões, Gabão, RDC, RCA, Rwanda, São Tomé e Príncipe e Tchade.
A Comunidade possui um mercado potencial de 200 milhões de consumidores e um produto interno bruto combinado de 523 biliões de dólares, com potencialidades nos domínios extração de minérios, agricultura, pescas, turismo e transportes. FMA/ART