Luanda – A República de Angola foi convidada a participar num seminário sobre “Clima, Paz e Segurança” em África, a ter lugar na cidade do Cairo, Egipto, no período entre 13 a 16 de Março do corrente ano.
De acordo com uma nota de imprensa da Embaixada de Angola no Egipto, o convite foi baseado na experiência do país na resolução de conflitos, fundamentada nas acções em torno da pacificação da região dos Grandes Lagos e em Missões de manutenção de paz a nível regional.
O mesmo foi formulado quarta-feira durante um encontro de trabalho entre o embaixador Nelson Cosme e o director-geral do Centro Internacional do Cairo para a Resolução de Conflitos, Manutenção e Construção da Paz (CCCPA), Ahmed Abdel-Latif.
O CCCPA foi, recentemente, eleito, na União Africana, para presidir a Rede de Centros para a Paz, Segurança, Reconstrução e Desenvolvimento Pós-Conflito (PCRD).
Esta instituição internacional africana, sedeada na cidade do Cairo, visa melhorar a estabilidade política dos países africanos no pós-conflito, mediante apoio técnico especializado e trabalha em estreita colaboração com a Comissão da UA para ajudar a prevenir que os países voltem ao conflito.
De referir que o Presidente João Manuel Gonçalves Lourenço foi distinguido, em 2022, com o título de Campeão da Paz e Reconciliação, pela União Africana, como resultado dos esforços que Angola vem empreendendo na liderança da Conferência Internacional Sobre a Região dos Grandes Lagos, na busca da paz, do diálogo, e da estabilidade em vários países do continente africano.
Por sua vez, o Presidente Abdel Fattah El-Sisi, da República Árabe do Egipto, foi distinguido, igualmente, pela União Africana, com o título de Campeão para a Reconstrução Pós-Conflito.
Na presidência da Rede de Centros Africanos de Resolução de Conflitos e Manutenção e Construção de Paz, tutelada pela UA, a República Árabe do Egipto é coadjuvada pela República da África do Sul, que alberga a sede do Centro Africano para a Resolução Construtiva de Disputas. VIC