Addis Abeba – O Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas Angolanas (FAA), General-de Aviação Altino Carlos José dos Santos, participou, Sexta-feira, em Addis Abeba, Etiópia, na Reunião de Chefes de Estado Maior/Comandantes de Defesa do Mecanismo Quadripartido sobre Coordenação e Harmonização das Iniciativas de Paz no Leste da RDC, ocorrida na sede da União Africana (UA).
Realizado a convite do Presidente da Comissão da União Africana (CUA), Moussa Faki Mahamat, o encontro foi presidido pelo Comissário da para os Assuntos Políticos, Paz e Segurança, Bankole Adeoye.
O evento elogiou os esforços concertados do Chefe de Estado angolano, João Manuel Gonçalves Lourenço, enquanto Presidente da Conferência Internacional sobre a Região dos Grandes Lagos (CIRGL), Campeão da UA para a Paz e Reconciliação em África e mediador entre a RDC e o Rwanda, e do Presidente da República do Burundi, Evariste Ndayishimiye, no sentido de facilitarem o diálogo destinado a desanuviar a tensão entre a RDC e a República do Rwanda e restabelecer o clima de boa vizinhança.
Destacou também o antigo Presidente queniano, Uhuru Kenyatta, como facilitador da Comunidade da África Oriental (CAO) para a RDC, pelos seus esforços em prol da paz, desde a sua designação.
Na reunião em que a delegação angolana foi integrada pelo embaixador na Etiópia e Representante Permanente junto da UA, Miguel César Domingos Bembe, por Oficiais Generais do Estado-Maior General das FAA e por responsáveis do Serviço de Inteligência Externa (SIE), enfatizou-se a necessidade de se dar continuidade da via do diálogo, alinhada com os esforços regionais sob os auspícios da CAO e da CIRGL, previstos nos Roteiros de Luanda e de Nairobi.
O fórum apelou à UA para operacionalizar imediatamente o Grupo de Trabalho de Coordenação a Vários Níveis, constituído por representantes da RDC e do Rwanda, pela UA, pelos representantes da CAO, da CIRGL, da Comunidade Económica dos Estados da África Central (CEEAC), da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), assim como pela Organização das Nações Unidas (ONU), na sequência da Decisão aprovada pela Primeira Cimeira Quadripartida, realizada em Junho último na capital angolana, Luanda.
Congratulou-se com os progressos registados na preparação dos locais de pré-acantonamento para o desarmamento do M23 e sublinhou a necessidade de se finalizar o processo.
Considerou cruciais os mecanismos de verificação existentes e incentivou-os a aderirem ao Centro de Operações Conjuntas (COC), criado pela RDC, a fim de reforçar a coordenação e a harmonização para uma partilha eficaz de informações.
À margem dos trabalhos da reunião, o General-de-Aviação Altino Carlos José dos Santos~, que é igualmente o Presidente do Comité dos Chefes de Estado-Maior da CIRGL, e o embaixador Miguel Bembe mantiveram um encontro com o Comandante da Missão de Estabilização das Nações Unidas na RDC (MONUSCO), o Tenente General brasileiro Otávio Rodrigues de Miranda Filho.
O Quadro Conjunto sobre a Coordenação e Harmonização das Iniciativas de Paz no Leste da República Democrática do Congo (RDC) foi adoptado aos 27 de Junho deste ano, em Luanda, pela CAO, CIRGL, CEEAC, SADC e pela ONU, sob os auspícios da UA.
O mesmo baseia-se nas decisões mais relevantes dos órgãos da União Africana (Assembleia da UA e Conselho de Paz e Segurança), assim como nas decisões da CAO, CEEAC, CIRGL e SADC e reconhece plenamente os resultados alcançados pelas várias iniciativas de paz das Comunidades Económicas Regionais/Mecanismos Regionais, dos países da região, da UA e da ONU na promoção da paz, segurança, estabilidade e do desenvolvimento na RDC.
A quadripartida é uma plataforma para facilitar a coordenação e harmonização das iniciativas existentes no Leste da RDC. ART